
O desenvolvimento de ferramentas e sistemas de Inteligência Artificial (IA) cresce exponencialmente na radiologia. Os notáveis avanços globais como detectar precocemente doenças, segmentar dados de imagem para o laudo clínico e até mesmo práticas de IA para exames específicos como abdominais, torácicos e densitometria óssea são grandes exemplos. Mas, no Brasil, essa realidade também já é possível. A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI) é a primeira a trazer essa tecnologia ao país com uma ferramenta de IA para radiografias de tórax, reduzindo o tempo de diagnóstico em mais de 90%.
O projeto de IA tem como premissa trazer praticidade para o médico e um atendimento e resultado mais ágil ao paciente. Além de acelerar o diagnóstico, também indica ao especialista as regiões de imagem com maior probabilidade de alterações. Em termos de resultados, a tecnologia faz com que os Raios-X de tórax do Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), unidade onde a FIDI fez a implementação, passe de até uma hora para cinco minutos, identificando até 75 achados de imagem, para determinar a condição do paciente de forma mais contundente. Desde junho de 2024 até o momento, já foram realizados 53 mil exames de Raios-X utilizando a tecnologia, sendo que são cerca de 150 exames processados por dia, se todos estes exames fossem laudados dentro do SLA de 1h seriam 53.3 mil horas acumuladas para todos os exames, mas o tempo médio de resposta da IA neste período foi de 3 minutos, resultando em um ganho potencial de 50 mil horas se comparado ao fluxo de cuidado habitual.
Ademais, esta ferramenta tem se provado, por meio de publicações científicas, uma das melhores tecnologias do mercado, além de uma excelente performance diagnóstica, possui aprovação regulatória da Anvisa, FDA e CE na Europa, onde inclusive permite a análise de exames normais de forma autônoma.
Para o especialista Dr. Osvaldo Landi Júnior, Gerente Médico de Inovação & Dados da FIDI, a inteligência artificial tem se mostrado ser uma forte aliada na saúde, principalmente para o setor da radiologia, auxiliando na redução de erros, diminuindo os custos e melhorando desfechos através da redução de diagnósticos incorretos.
Para a radiologia, o uso de ferramentas baseadas na tecnologia de IA no setor da saúde traz inúmeras vantagens como: análises proativas que auxiliam na gestão de leitos hospitalares, prevenção a sobrecarga das redes hospitalares, resolução de problemas relacionados ao atendimento ao paciente, automação de tarefas repetitivas, além de redução de custos e erros médicos.
A IA tem mostrado que a eficiência e a personalização dos serviços oferecem benefícios tanto para os médicos quanto para os pacientes. “A FIDI realiza 5 milhões de exames por ano, a nossa base de dados é rica e apoia iniciativas de Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolver e validar ferramentas e serviços de inovação que tragam melhorias aos exames e até mesmo rendimento econômico. O principal objetivo da Fundação é ampliar o acesso a exames de qualidade e tecnologia de ponta, democratizando ferramentas de IA como essa para o serviço público”, comenta Simone Vicente Reis, CEO da Fundação.
No entanto, ainda há muitos desafios, mesmo que a Inteligência Artificial (IA) esteja transformando radicalmente o setor da saúde com avanços significativos, alguns obstáculos ainda precisam ser enfrentados com responsabilidade e paciência. Ademais, modelos de IA estado-da-arte costumam ter um custo elevado, principalmente no mercado internacional, mas, a inovação se torna viável e permite que os avanços tecnológicos de ponta sejam integrados ao atendimento médico público.
Sobre a FIDI
Fundada em 1986 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com mais de 2.100 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos parceiros, a FIDI está presente em mais de 90 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É a maior empresa especializada em diagnóstico por imagem do Brasil. Em 2024, foram 5 milhões de exames realizados – 7% de crescimento em relação à 2023 -, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X, densitometria óssea, hemodinâmica e medicina nuclear. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa, Consultoria, Educação Médica e Inteligência Artificial.
A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública,
como sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade e em 2023 renovou a certificação, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW). Em 2025, a FIDI ganhou o prêmio Líderes da Saúde, na categoria Laboratórios, reconhecimento do Grupo Mídia às empresas, indústrias, entidades setoriais e prestadores de serviço.
Desde 2014 a FIDI atua no projeto da carreta-móvel ‘Mulheres de Peito’, parceria com o Estado de São Paulo, que oferece exames gratuitos de mamografia. Já são mais de 300 municípios atendidos, mais de 360 mil mamografias, 19 mil ultrassonografias e 900 biópsias realizadas, além de 3.900 mulheres encaminhadas.
A Fundação amplia, a cada ano, sua atuação em iniciativas itinerantes que levam saúde e bem-estar e, neste sentido, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos (SP), participa do projeto “Carreta da Saúde da Mulher”. São realizados exames como mamografia bilateral, ultrassonografia mamária e ultrassonografia transvaginal.
Essas ações reforçam a força da Fundação em projetos de acesso à saúde, garantindo atendimento de qualidade e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.