
JANEIRO
1) Profissionais destacam desempenho ocupacional no Janeiro Branco
Em roda de conversa fazendo parte das atividades da campanha Janeiro Branco, no dia 22 de janeiro, no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, as terapeutas ocupacionais Juliana Ikeda e Fernanda Siqueira destacaram o tema: “Um olhar para o desempenho ocupacional: como me relaciono com as minhas ocupações?”.
“Você já parou pra pensar nas atividades que exerce diariamente em seu cotidiano? Essas que vão desde as básicas, como se alimentar, tomar banho, entre outras, até àquelas que são mais complexas como fazer compras, pagar as contas, exercer o trabalho, entre outras. Essa foi a proposta da roda de conversa. Olhar para essas atividades, que são denominadas como ‘ocupações’ e entender como tem sido a nossa relação com cada uma delas”, enfatizou Juliana Ikeda.
“O Terapeuta Ocupacional é o profissional que analisa o seu desempenho e permite a sua participação e engajamento nas ocupações que lhe são essenciais e significativas. Não hesite em procurar ajuda. Estamos aqui para ressignificar o seu fazer”, salientou Juliana Siqueira.
2) Urologista realiza cirurgia inédita para tratamento de Hiperplasia Benigna
O médico urologista da Santa Casa de Marília, André Guzzardi, realizou cirurgia inédita para o tratamento de HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata), em janeiro de 2025. O procedimento pioneiro em paciente de 65 anos contou com a participação do também médico urologista Marcelo Cartapatti, profissional que atua em São José do Rio Preto.
Na oportunidade, foi utilizado o tratamento minimamente invasivo conhecido como Rezum, em que uma sonda é introduzida pela uretra do paciente, em procedimento realizado por vídeo. “Com resultados rápidos e eficazes, o Rezum utiliza energia térmica à base de vapor de água para reduzir o volume da próstata, aliviando os sintomas de forma segura, com recuperação mais rápida e preservando a qualidade de vida do paciente”, explicou André Guzzardi.
A Hiperplasia Benigna da Próstata é uma condição comum entre os homens, principalmente após os 50 anos. À medida que a próstata cresce, ela pode comprimir a uretra, causando sintomas desconfortáveis e, em alguns casos, sérias complicações. O Rezum traz menos chance de “perda de ejaculação – a chamada ejaculação retrógrada”, sem os riscos do sangramento ou necessidade de internação. “O Rezum é opção para quem não quer passar pelas cirurgias tradicionais. É uma alternativa também para quem não se adaptou às medicações”, ressaltou o médico urologista da Santa Casa de Marília.
3) Hemodinâmica recebe Certificação Diamante e consolida excelência em cardiologia intervencionista
A Santa Casa de Marília alcançou, em janeiro de 2025, um marco histórico em sua trajetória de compromisso com a saúde e a excelência hospitalar. O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da instituição recebeu a Certificação Diamante, um dos mais altos reconhecimentos da área, concedido às unidades que seguem os mais rigorosos padrões de qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. O processo de avaliação e certificação com o Selo Diamante foi feito pelo Instituto Qualisa de Gestão, um dos mais renomados do país no assunto.
A certificação concedida avalia muitos aspectos, como infraestrutura, capacitação da equipe, aderência a protocolos clínicos, resultados e desfechos dos tratamentos executados, segurança assistencial e satisfação do usuário, além da articulação e gestão administrativa com prestadores.
O serviço de Hemodinâmica da Santa Casa destacou-se pelo seu alto nível de tecnologia, humanização no atendimento e eficiência nos procedimentos diagnósticos e terapêuticos executados, atrelado aos excelentes resultados obtidos. Segundo o coordenador do serviço, o médico cardiologista Pedro Beraldo de Andrade, essa conquista reflete o empenho de toda a equipe. “Este reconhecimento reforça a qualidade do trabalho realizado diariamente na Santa Casa e nos motiva a continuar aprimorando nossos serviços para oferecer um atendimento de excelência aos nossos pacientes”.








FEVEREIRO
1) Cerimônia de inauguração da Unidade de Radioterapia é marcada pela emoção
A cerimônia de inauguração da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília, no dia 14 de fevereiro de 2025, foi marcada pela emoção. Familiares do ex-provedor do hospital Milton Tédde (in memoriam), homenageado com a denominação do novo prédio, marcaram presença na solenidade e lembraram da trajetória dele de mais de 40 anos na unidade hospitalar filantrópica mariliense.
A esposa de Milton Tédde, Bárbara, ficou extremamente agradecida com o reconhecimento, recebeu uma placa de prata e flores. “É motivo de muita alegria para nós da família. Ele era tudo isso mesmo que vocês todos disseram aqui. Minha eterna gratidão a todos vocês”. Milton Tédde filho, o Miltinho, lembrou do amor que o pai sempre teve com a Santa Casa. “Ele queria ver tudo isso mesmo. A Santa Casa se desenvolvendo e se tornando um hospital cada vez melhor”.
O novo serviço representa um marco significativo para a saúde pública em âmbito regional e consolida o hospital como um grande centro de tratamento do câncer, garantindo assistência integral ao paciente, com humanização e alta qualidade. “É um momento de muita alegria para todos nós. Não medimos esforços para conseguir este novo serviço para a região de Marília. Agradecemos o Governo Federal, por termos sido incluídos, por mérito, no Plano de Expansão da Radioterapia e aos parlamentares e a todos que, de alguma forma, nos ajudaram a concretizar este grande sonho. Quero fazer uma menção especial ao presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi por nos ajudar a conseguir um equipamento acelerador linear ainda mais moderno”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
Direção da Santa Casa de Marília prestigia visita do secretário estadual da Saúde
Representantes da Direção da Santa Casa de Marília prestigiaram a visita a Marília do secretário estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva, no dia 21 de fevereiro.
O provedor do hospital Norival Carneiro Rodrigues e o superintendente Márcio Mielo estiveram no Teatro Municipal “Waldir Silveira Melo” e acompanharam o anúncio da doação de área próxima ao distrito de Lácio, para a construção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) pelo governo estadual. Além disso, o evento marcou a entrega de demandas por prefeitos, secretários municipais de Saúde e gestores hospitalares à SES (Secretaria de Estado da Saúde) do Estado de São Paulo.
Vale ressaltar que a Santa Casa de Marília tem experiência em administração deste tipo de unidade que atende especialidades médicas. Por cinco anos, a unidade hospitalar filantrópica mariliense administrou o AME da cidade de São Carlos e encontra-se apta para gerir o ambulatório local.
Na oportunidade, a Direção da Santa Casa de Marília aproveitou para reiterar alguns pedidos à Secretaria de Estado de Saúde, visando ampliar e aprimorar seus atendimentos na área da saúde, para uma região de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).








UTI Adulto III da
Santa Casa de
Marília é inaugurada em solenidade com
a presença de autoridades
Em solenidade, no dia 27 de fevereiro de 2025, foi inaugurada a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto III da Santa Casa de Marília. Autoridades marcaram presença na cerimônia que marcou a ampliação de 10 leitos no atendimento de terapia intensiva na unidade hospitalar filantrópica mariliense.
Somando-se aos outros 19 leitos das UTIs Adulto I e II, são 29 leitos do gênero que passaram a ser ofertados aos pacientes dos 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde), contribuindo para o atendimento da demanda de saúde pública existente na Região Centro-Oeste Paulista. A UTI Adulto III foi implantada no prédio da Santa Casa de Marília em espaço estratégico, após adequações necessárias de estrutura física e aquisição de equipamentos, para a abertura destes novos leitos de terapia intensiva. O hospital também conta com UTIs Cardiológica e Pediátrica/Neonatal.
“O investimento total foi de R$ 1,2 milhão com financiamento bancário feito pelo próprio hospital, pois classificamos como muito importante esta ampliação no atendimento. Aproveitamos para agradecer o apoio que temos recebido, tanto do empresariado quanto da sociedade em geral e da classe política em nossas campanhas e projetos de melhorias. Quero saudar do porteiro, pessoal da limpeza, enfermeiro, médico, até o superintendente do hospital e dizer da minha gratidão por tudo o que vocês fazem por este hospital. Além disso, não podemos deixar de reconhecer a ajuda que recebemos do município, do estado e do governo federal, além dos vereadores que também não medem esforços para atender nossas demandas”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.








MARÇO
1) Música, massoterapia e cuidados com a beleza abrem
Semana da Mulher
Uma série de atividades aconteceram na Santa Casa de Marília, na Semana da Mulher. Após a abertura oficial, que contou com a presença de representantes da direção do hospital, dia 10 de março, música, massoterapia e cuidados com a beleza foram as atrações.
O primeiro vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Orlando, mencionou a trajetória de lutas da mulher por igualdade de gênero. “Destaco aqui a força da mulher, não apenas na maternidade, mas se colocando a frente a diversas tarefas, inclusive no ambiente hospitalar, acompanhando os filhos ou familiares e sendo um alicerce importante para as famílias”.
Entrega de bombons doados pela Afiscam (Associação dos Funcionários da Santa Casa de Marília) com mensagens às funcionárias do hospital foi promovida, além da entrega de rosas em parceria com o SinSaúde (Sindicato da Saúde de Campinas e Região).
2) Direção da Santa Casa de Marília participa de reunião regional da Fehosp
Representantes da Direção da Santa Casa de Marília prestigiaram a reunião regional da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), realizada no dia 11 de março, na Casa do Médico/APM (Associação Paulista de Medicina). Promovido habitualmente no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, esta edição do encontro foi transferida por conta das reformas que estão sendo promovidas na unidade hospitalar filantrópica mariliense.
Na pauta da reunião regional da Fehosp estiveram os assuntos: “Retrospectiva 2024 e Perspectiva para 2025 da Tabela SUS Paulista”, “Cronograma para a Regionalização da Secretaria de Estado da Saúde”, “Hospitais Sob Intervenção”, “Emendas Parlamentares”, “Hospitais Psiquiátricos”, “Regulamentação da Lei 14.820/24 do Ministério da Saúde”, “Usinas de Oxigênio”, “Iamspe”, “Cebas e CNES”, “Tabela SUS/Tunep” e “Contribuição de Solidariedade”.
O primeiro vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Orlando, lembrou que eventos como este são importantes para que os hospitais possam trocar experiências e avançar em muitas áreas. “Ficamos satisfeitos com o apoio da Fehosp nas nossas demandas e que representantes de outros hospitais participam deste encontro com o mesmo objetivo: prestar assistência em saúde de qualidade, mesmo com as dificuldades enfrentadas”.
O presidente da Fehosp, Edson Rogatti, comentou sobre os temas previstos na pauta da reunião regional, com foco para a tabela SUS Paulista. “Os nossos hospitais aqui do Estado já puderam ver a diferença e é neste sentido que estamos passando orientações importantes para que tudo possa ser feito da melhor forma e a defasagem trazida pela tabela SUS nacional possa ser amenizada de alguma forma”, disse ele, que veio à cidade de Marília acompanhado da gerente técnica da Fehosp, Ângela Mara do Nascimento Souza e da assistente de cadastro Eline da Cunha.
3) Senador Astronauta Marcos Pontes recebe representantes da Santa Casa de Marília e garante apoio ao hospital
O senador Astronauta Marcos Pontes (PL) recebeu representantes da Santa Casa de Marília no gabinete dele, em março de 2025 e garantiu apoio à unidade hospitalar.
“Conversamos com o Marcos Pontes e ficamos satisfeitos em saber da disponibilidade dele para nos ajudar. O nosso hospital atende uma região de mais de 1,3 milhão de habitantes de 62 municípios da região de Marília, sendo mais de 70% dos procedimentos realizados via SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.
Ao lado de membros do setor de Captação de Recursos da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo visitou parlamentares e expôs nos gabinetes legislativos o trabalho desenvolvido pelo hospital e a necessidade de recursos para suprir o déficit financeiro trazido pelos atendimentos realizados pelo SUS.








ABRIL
1) Solenidade no Teatro Municipal abre campanha para reforma da Pediatria da Santa Casa de Marília
Solenidade realizada no dia 3 de abril, no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, lançou oficialmente a campanha de reforma e ampliação da Pediatria da Santa Casa de Marília, além da implantação do Programa “Hospital Amigo da Criança e do Adolescente com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”. Apresentação de música do Projeto Guri abriu o evento e encantou o público com as canções “Anunciação”, “A Flor e o Beija-Flor”, “Garota de Ipanema” e “Asa Branca”.
O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, apresentou o projeto para reforma e ampliação da Pediatria da unidade hospitalar filantrópica mariliense, que no dia 22 de abril completou 96 anos de existência. “O nosso Bloco Pediátrico é referência em Neurocirurgia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oncohematologia e Cardiologia, além de retaguarda para outros hospitais. Contamos com 12 leitos de internação e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica com 10 leitos. Com a reforma teremos a ampliação de leitos, mais leitos pediátricos com isolamento, brinquedoteca maior, conforto para as mães, equipe multidisciplinar, além de um hospital inclusivo e acolhedor para crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O investimento total será de R$ 4 milhões”.
No que diz respeito ao atendimento específico para os pacientes com autismo, ele mencionou que este trabalho inclui treinamento e qualificação dos profissionais de diferentes setores do hospital. “Além disso, teremos algumas adequações na nossa estrutura física com ambientes personalizados, cores neutras, iluminação quente, sem odores, sala lúdica e estacionamento. Em relação à informação e comunicação é preciso ter a identificação do paciente e do ambiente, banners informativos nos locais de atendimento, vídeos institucionais educativos com a naturalização do autismo e ampliar a inclusão, reunião de experiência do paciente, link no site institucional e produção de materiais educativos para a sociedade. Claro que alguns destes itens já fazemos, mas queremos aperfeiçoá-los e implementar muito mais. Também vamos integrar novos colaboradores (TEAcolho) e contratar pessoas com Transtorno do Espectro Autista”.
4) Ministro Alexandre Padilha visita Santa Casa de Marília e conhece nova Unidade de Radioterapia
O ministro da Saúde Alexandre Padilha visitou a Santa Casa de Marília no dia 12 de abril e conheceu a nova Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”, inaugurada no mês de fevereiro de 2025. O chefe da Pasta com o segundo maior orçamento do Governo Federal chegou na Santa Casa de Marília e aplicou a vacina contra a gripe em colaboradora do hospital para promover a campanha de prevenção intensificada pelo Ministério da Saúde.
Na sequência, o ministro da Saúde esteve reunido com a direção da unidade hospitalar, na sala de reuniões.
“Formalizamos outros pleitos de demandas existentes na Santa Casa de Marília, principalmente no que diz respeito à ampliação do atendimento na nossa Oncologia e na oportunidade, também entregamos a ele o Selo Amigo da Santa Casa. Acredito que o ministro Alexandre Padilha pôde ver a importância do nosso hospital no atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) em âmbito regional e temos certeza que continuaremos tendo este grande apoio do Governo Federal”, disse o superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo.




O ministro da Saúde conheceu as instalações do setor de Oncologia da Santa Casa de Marília e posteriormente, almoçou no refeitório da unidade hospitalar. “Sabemos que existem alguns trâmites burocráticos para o início das atividades da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília e vamos agilizar este processo para que este importante serviço para a região de Marília esteja funcionando o mais rápido possível”, ressaltou Padilha, em entrevista coletiva realizada na Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”, novo espaço para o tratamento do câncer da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
Esta foi a terceira visita de um ministro da Saúde, nos últimos sete anos. Em fevereiro de 2018, o então chefe da Pasta do Governo Federal, Ricardo Barros, esteve no hospital para anunciar a inclusão da Santa Casa de Marília no PER/SUS (Plano de Expansão da Radioterapia do SUS) e em novembro de 2022, Marcelo Queiroga esteve na instituição para visitar as obras da Unidade de Radioterapia, que ainda estava em fase de construção do prédio.
5) Santa Casa de Marília comemora 96 anos de fundação com os seus funcionários
A Santa Casa de Marília comemorou 96 anos de fundação com os seus funcionários, em solenidade realizada no dia 29 de abril. Na oportunidade, foi apresentado o novo visual da fachada do hospital, que recebeu pintura nova, através de uma parceria com a líder global na fabricação de tintas, Sherwin Williams. Bolo de aniversário e refrigerante foram oferecidos aos colaboradores, com direito a registro fotográfico na escadaria do setor de internação do prédio do hospital.
Fundada no dia 22 de abril de 1929, a unidade hospitalar teve extensa programação no mês do seu aniversário. No dia 23 de abril, aconteceram duas inaugurações: da Unidade de Fisioterapia em espaço anexo ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e o Centro de Acolhimento de Pacientes – entrada pela rua Júlio Mesquita, vizinho do GACCH (Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias).
No dia 24 de abril, foi inaugurado o Centro Odontológico “Cláudio Maldonado Pastori”, em homenagem ao cirurgião-dentista que por muitos anos foi o responsável pelo setor Bucomaxilofacial da Santa Casa de Marília e que faleceu em novembro de 2024, de forma precoce, aos 59 anos de idade.
MAIO
1) Após capacitação de profissionais, Santa Casa de Marília realiza atendimentos em Libras
Após iniciar a capacitação de seus profissionais, a Santa Casa de Marília já realizou durante o ano de 2025 atendimentos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Cursos básicos e avançados do gênero continuam sendo aplicados aos colaboradores da instituição em parceria com a escola Libras On. O objetivo é promover uma assistência em saúde cada vez mais inclusiva e humanizada aos pacientes de 62 municípios da região abrangida pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
Com esta iniciativa, a unidade hospitalar filantrópica mariliense proporciona ainda mais qualidade no atendimento e otimiza a experiência do paciente surdo na instituição. Prova disso é o reconhecimento recente do paciente Marcos Leme Batista, internado com problema cardíaco e que se comunicou com a equipe de profissionais da Santa Casa de Marília por meio da Libras, descobrindo que usava a medicação de forma incorreta.
Através da comunicação inclusiva, os profissionais da unidade hospitalar informaram ao paciente a maneira correta do uso do medicamento e a importância da adesão ao tratamento. A capacidade de se comunicar diretamente com a equipe de saúde, sem barreiras linguísticas, proporciona mais segurança, autonomia e compreensão durante todo o processo de cuidado.
A Direção da Santa Casa de Marília parabenizou a dedicação e o empenho dos profissionais que estão participando dos cursos de Libras, com o propósito de aprimorar continuamente a assistência em saúde, buscando a excelência no atendimento e a promoção da inclusão para toda a comunidade.
2) Santa Casa de Marília promove Show de Renato Teixeira com renda para a reforma da Pediatria
O show do cantor e compositor Renato Teixeira aconteceu no dia 16 de maio, no Espaço “T” e teve a renda revertida para a reforma e ampliação do Bloco Pediátrico, além da implantação do Programa “Hospital Amigo da Criança e Adolescente com TEA (Transtorno do Espectro Autista)” na Santa Casa de Marília. A abertura do evento teve a cantora Bruna Gonçalves apresentando show acústico.
Renato Teixeira é um cantor essencialmente de música sertaneja ou caipira “raiz”. É o autor de conhecidas canções, como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), “Dadá Maria” (em dueto com Gal Costa), “Frete” (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo), além de “Amanheceu” (tema de abertura do programa sertanejo global Som Brasil). Também criou, junto com Sérgio Mineiro e Sérgio Campanelli o jingle “Balas de Leite Kids”, entre outros.
Em 1990, Renato Teixeira apresentou o programa Tom Brasileiro, na Record TV, no qual, além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional. Também atuou como ator na telenovela Pantanal, na TV Globo e fez parcerias com outros grandes nomes da música sertaneja como Almir Sater e Sérgio Reis.
3) 2º Leilão de Gado deste sábado arrecada recursos para a reforma da Pediatria da Santa Casa de Marília
O 2º Leilão de Gado Beneficente em prol da reforma e ampliação da Pediatria e implantação do Programa “Hospital Amigo da Criança e do Adolescente com TEA (Transtorno do Espectro Autista)” da Santa Casa de Marília, foi realizado no dia 24 de maio, no recinto da Examar.
O evento aconteceu na categoria Leilão Geral de Gado, com animais para cria, recria e engorda, com transmissão ao vivo pelo canal do You Tube da Marília Programa Leilões. Doações de bezerros foram feitas e a renda com as vendas dos animais para os lances com valores mais altos foi revertida para a promoção de melhorias no setor de Pediatria na unidade hospitalar filantrópica mariliense.
Referência em Neurocirurgia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Oncohematologia e Cardiologia, o Bloco Pediátrico da Santa Casa de Marília também é retaguarda para outros hospitais.
A estrutura atual conta com 12 leitos de internação. Com a reforma concluída, serão 18 leitos disponibilizados. A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica/Neonatal, com 10 leitos, terá todos os seus leitos com possibilidade de isolamento e melhores acomodações a pacientes e seus acompanhantes da região de Marília. O prédio ganhará ainda brinquedoteca mais ampla, conforto para as mães e atuação permanente de equipe multidisciplinar. O investimento total da reforma e ampliação do Bloco Pediátrico da Santa Casa de Marília é de R$ 4 milhões.
4) Flávio Maldonado escreve capítulo de livro da Sociedade Brasileira de Quadril
O médico ortopedista da Santa Casa de Marília, Flávio Maldonado, escreveu capítulo do livro “Artroplastia Total do Quadril”, a convite da SBQ (Sociedade Brasileira de Quadril). A publicação será lançada no segundo semestre deste ano pela Editora Di Livros, especializada em produções na área médica. Trata-se de uma importante contribuição para a Ortopedia no Brasil.
Flávio Maldonado é membro titular da Sociedade Brasileira de Quadril e foi o orientador do capítulo sobre “Artroplastia Total do Quadril Cimentada”, tendo como coautor o também médico ortopedista Daniel Futuro, de Teresópolis-RJ. “Recebemos o convite da SBQ e com grande satisfação aceitamos participar deste importante livro para a área da Ortopedia”, disse Flávio Maldonado, que, ao lado de Daniel Futuro e de outros profissionais, compõe a Gestão 2024/2025 do Núcleo de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Quadril.
Para aprofundar ainda mais os conhecimentos sobre o tema que lhes foi atribuído, especificamente, “Artroplastia Total do Quadril Cimentada”, Fávio Maldonado e Daniel Futuro estiveram em Exeter, cidade no Sudoeste da Inglaterra, onde se encontra o maior centro de referência sobre o assunto.
5) Santa Casa de Marília faz parceria com lojas da cidade e abre doações de materiais para a reforma da Pediatria
A Santa Casa de Marília firmou, em junho de 2025, parceria com lojas de materiais de construção, hidráulica e elétrica da cidade para a reforma e ampliação do seu Bloco Pediátrico.
Através da iniciativa, além de fazer as doações via Pix ou transferências bancárias de outras modalidades, o ato de apoio à revitalização do referido setor da unidade hospitalar filantrópica mariliense também pode acontecer com a compra de produtos das “listas de encantamento” disponibilizadas na Construcasa Bordignon, Tangará Acabamentos, Hidráulica Paulista e Obra Mais Materiais Elétricos.
“Este é um meio que oferecemos das pessoas ajudarem no momento em que estiverem fazendo suas compras nestas importantes lojas da cidade e preferirem doar diretamente os materiais que serão utilizados na reforma e ampliação do nosso Bloco Pediátrico, ao invés de doar o dinheiro.
Agradecemos a receptividade da Construcasa Bordignon, Tangará Acabamentos, Hidráulica Paulista e Obra Mais Materiais Elétricos em firmarem esta parceria, que com certeza será um sucesso e ajudará sobremaneira a nossa campanha”, disse o superintendente da Santa Casa de Marília. Márcio Mielo.
6) Direção da Santa Casa de Marília participa de encontro com o ministro da Saúde Alexandre Padilha em Brasília
Representantes da Direção da Santa Casa de Marília participaram de encontro com ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no dia 10 de junho, em Brasília. Na oportunidade, foram apresentados projetos da unidade hospitalar filantrópica mariliense para a ampliação do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) para os 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
O superintendente Márcio Mielo e o presidente do Conselho de Administração da Santa Casa de Marília, Antônio Carlos Dall’Antonia estiveram na capital nacional para reuniões de trabalho no Ministério da Saúde em busca de apoio do governo federal para garantir um atendimento ainda mais amplo no que diz respeito à saúde pública.
Além dos membros da Santa Casa, a comitiva de Marília em Brasília conta com o vice-prefeito de Marília, Rogerinho (PP), o presidente da Câmara Municipal, Danilo Bigeschi (PSDB) e o membro da diretoria do Hospital Espírita de Marília, Bruno Armentano. Recentemente, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha esteve na Santa Casa de Marília, conheceu o hospital e a nova Unidade de Radioterapia “Milton Tédde”. Desta vez, em Brasília, Padilha novamente foi extremamente receptivo e garantiu empenho para colocar em prática os projetos apresentados pela unidade hospitalar filantrópica mariliense.
JUNHO
1) Santa Casa de Marília realiza oficina de revisão do
Planejamento Estratégico
A Santa Casa de Marília realizou oficina de revisão do seu Planejamento Estratégico, no dia 7 de julho de 2025. Participaram da atividade, no salão de reuniões da instituição, representantes da Diretoria Executiva, da Provedoria e as principais lideranças da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
O encontro teve como foco principal avaliar o andamento dos objetivos estratégicos estabelecidos para o ano, promover ajustes necessários e definir as prioridades para o segundo semestre de 2025.
Durante a oficina, também foi promovida uma análise do cenário externo, contribuindo para a preparação da Santa Casa frente aos desafios futuros e para o fortalecimento de uma atuação cada vez mais sustentável. Na oportunidade, foram destacados os principais avanços obtidos na Estratégia Institucional ao longo do primeiro semestre, reafirmando o compromisso da unidade hospitalar com a excelência na gestão e a qualidade na assistência prestada à população.
2) ‘Café Entre Amigos’ ressalta importância da participação do empresariado nas campanhas da Santa Casa de Marília
O “Café Entre Amigos” promovido pela SCM (Santa Casa de Marília), no dia 8 de julho, no salão de reuniões da instituição, ressaltou a importância da participação do empresariado nas campanhas realizadas pela unidade hospitalar filantrópica mariliense.
A primeira edição do “Café Entre Amigos” aconteceu no dia 12 de junho de 2025. A ideia é organizar um encontro por mês com o intuito de mobilizar os empresários e a sociedade em busca de apoio para o hospital, que depende de recursos provenientes de doações, de emendas parlamentares e verbas governamentais para garantir investimentos para melhorar de forma contínua a qualidade dos serviços de saúde prestados a uma região de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).
O presidente da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), Carlos Francisco Bitencourt Jorge, marcou presença no “Café Entre Amigos” do mês de julho, ao lado de outros representantes do comércio.
O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo fez uma apresentação do momento atual da unidade hospitalar e as formas como o empresariado pode ajudar a SCM. “É importante que as empresas ajudem a captação de cadastros do programa Nota Fiscal Paulista, além da campanha iniciada em abril deste ano para a reforma e ampliação do Bloco Pediátrico e implantação do “Hospital Amigo da Criança e Adolescente com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”.
3) Lideranças da Santa Casa de Marília e parceiros participam de Curso de Formação de Multiplicadores do SBA/ONA
Lideranças da Santa Casa de Marília de diversos setores e de serviços parceiros do hospital participaram do Curso de Multiplicadores do SBA/ONA (Sistema Brasileiro de Acreditação/Organização Nacional de Acreditação), através do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), nos dias 24 e 25 de julho, no prédio da Faip/Faef.
A enfermeira avaliadora líder de qualidade do IBES, Jenifer Lopes, coordenou as atividades, que incluíram palestras e dinâmicas. “Somos a instituição acreditadora que mais cresce no Brasil. O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde é uma das IACs (Instituições Acreditadoras Credenciadas) que faz a avaliação da ONA e ambas possuem o selo internacional da ISQua (The International Society for Quality in Health Care – Sociedade Internacional para a Qualidade em Cuidados de Saúde)”, explicou ela.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, mencionou a preocupação do hospital em busca da excelência dos processos em suas diferentes áreas. “Ficamos satisfeitos em ver o empenho de todos neste importante trabalho de adequação às diretrizes adotadas pela ONA”.
O superintendente do hospital, Márcio Mielo, salientou a importância desta capacitação de lideranças do IBES. “Estamos inseridos neste sistema e estamos avançando em muitas frentes. Tudo isso é fruto do trabalho realizado envolvendo as nossas lideranças visando o aperfeiçoamento dos nossos processos internos”.
AGOSTO
1) Centro Avançado de Cicatrização é inaugurado na Santa Casa de Marília
Foi inaugurado, no dia 5 de agosto de 2025, moderno Centro Avançado de Cicatrização na Santa Casa de Marília, em parceria com a Cicatriclin, maior rede de franquias especializadas no tratamento de feridas do Brasil. A iniciativa marca um avanço significativo na área da saúde regional, oferecendo tecnologia de ponta, atendimento especializado e soluções inovadoras para feridas complexas e de difícil cicatrização.
Referência em oxigenoterapia hiperbárica há mais de 15 anos, a Santa Casa de Marília fortalece ainda mais sua estrutura com a instalação de uma nova câmara hiperbárica monoplace de última geração, considerada a mais moderna do mercado. O equipamento possui o sistema Smooth Line, que proporciona mais conforto, silêncio e estabilidade durante o tratamento, elevando a experiência e a segurança dos pacientes. O hospital também mantém em operação sua tradicional câmara hiperbárica multiplace, o que amplia a capacidade de atendimento e personalização das terapias.
O novo Centro conta ainda com tecnologias como curativos tecnológicos, laserterapia, pressão negativa e protocolos clínicos de alta performance, unindo a excelência da Santa Casa à expertise da Cicatriclin em um modelo integrado de cuidado. A unidade de cicatrização avançada atende pacientes do SUS (sistema Único de Saúde), convênios e particulares, com equipe multiprofissional e planos de tratamento personalizados para cada perfil clínico.
2) Santa Casa de Marília reivindica recursos para Neurocirurgia em audiência pública da Alesp
Representantes da Direção da Santa Casa de Marília estiveram na audiência pública da Comissão de Saúde da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), no dia 14 de agosto, no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e reivindicaram recursos ao governo estadual para o atendimento da especialidade médica de Neurocirurgia.
A presidente da Comissão de Saúde da Alesp, deputada Bruna Furlan (PSDB), comandou os trabalhos e teve ao lado dela a diretora do DRS IX (Departamento Regional de Saúde) Célia Marafiotti e a secretária municipal da Saúde, Paloma Libânio.
A ação da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa é denominada “Visitando DRs. Pé na estrada, a saúde tem pressa”. O objetivo da iniciativa da Casa do Povo Paulista é ouvir as demandas das instituições ligadas às suas respectivas regionais de saúde do Estado de São Paulo para que possa ser concedido o apoio dos parlamentares junto ao Poder Executivo, em busca do atendimento das necessidades existentes, refletindo diretamente na otimização da qualidade do atendimento de saúde à população.
“A Santa Casa de Marília presta serviços para mitigar a dor das pessoas e colaborar com a assistência em saúde pública, com mais de 70% de seus procedimentos via SUS (sistema Único de Saúde) e em 2024, fizemos mais de 3.200 cirurgias pelo referido sistema. Existe a falta de recursos e o nosso hospital tem estrutura para atender as demandas, mas seria uma irresponsabilidade grotesca fazermos isso sem a devida retaguarda financeira.
Por esta razão, pedimos a ajuda da Comissão de Saúde da Alesp”, disse o primeiro vice-provedor da Santa Casa de Marília, Luiz Orlando.
“Desde outubro do ano passado, o Hospital de Clínicas de Marília deixou de prestar o atendimento de Neurocirurgia e com a estruturação promovida sob o comando do nosso superintendente Márcio Mielo implantamos o serviço. Até o último mês de abril, realizamos 293 atendimentos do gênero, englobando procedimentos eletivos – predominantemente oncológicos – e atendimentos de urgência e emergência, como traumas cranianos, hemorragias intracranianas e aneurismas. Isso tem gerado um déficit de R$ 270 mil por mês.
Pedimos um aporte para continuar prestando este importante serviço. Também pedimos um equipamento de ressonância magnética R$ 6,5 milhões) e um equipamento de angiografia R$ 3,5 milhões) para pacientes de hemodinâmica”, salientou o diretor-administrativo do hospital, João Luís Castro Vellucci.
3) McDia Feliz tem renda revertida para o tratamento do câncer infanto-juvenil
O McDia Feliz foi realizado no dia 23 de agosto nas duas lanchonetes do McDonald’s em Marília, nas avenidas Tiradentes (centro) e Manoel Muller (zona norte). A renda com a venda de mais de 10.000 sanduíches Big Mac foi revertida para a Oncologia Pediátrica. Pelo 26o ano consecutivo, a Santa Casa de Marília foi o hospital escolhido pelo Instituto Ronald McDonald na cidade para a realização da campanha nacional que investe recursos no tratamento do câncer em crianças e adolescentes.
Shows artísticos, voluntários caracterizados de super-heróis e personagens infantis, além de outras atrações aconteceram no McDia Feliz deste ano. O tíquete do sanduíche Big Mac custou R$ 20,00 e pode ser adquirido na própria Santa Casa de Marília.
“Quero agradecer o apoio da sociedade e dos empresários na compra de tíquetes do Big Mac e sobretudo na adesão ao programa Adote Uma Instituição, em que os sanduíches foram encaminhados a atendidos por entidades assistenciais. O McDia Feliz deste ano foi um grande sucesso e isso se deve ao envolvimento dos voluntários, bem como à ajuda de toda população”, disse a coordenadora do McDia Feliz em Marília, Daniela Sanches.
SETEMBRO
1) Santa Casa de Marília inaugura ampliação do Centro Cirúrgico em cerimônia com autoridades
Em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades, a Santa Casa de Marília inaugurou no dia 5 de setembro a ampliação do seu Centro Cirúrgico. São quatro novas salas cirúrgicas e 20 salas de recuperação pós-anestésica que passam a ser disponibilizadas em novo espaço, com equipamentos de última geração.
Área de 627 m² foi contemplada com piso porcelanato e rodapé embutido, pintura epóxi e revestimentos de forro em gesso acartonado. A reestruturação do setor conta com ambientes humanizados, além da infraestrutura com as instalações elétricas contendo o Sistema IT Médico, rede de gases medicinais, sistema de climatização e implantação de monitoramento.
Quatro salas cirúrgicas, amplas e com equipamentos modernos, iniciaram o seu funcionamento. Com isso, a Santa Casa de Marília ampliou em 40% sua capacidade de cirurgias, aumentando de 10 salas cirúrgicas para um total de 14, sendo que duas destas salas estão preparadas para cirurgias de robótica.
Além disso, a unidade hospitalar filantrópica mariliense dobrou o número de leitos de recuperação pós-anestésica, passando de 10 para 20 leitos do gênero, otimizando sobremaneira a estrutura do seu bloco cirúrgico.
2) Com autorização da família, CIHDOTT da Santa Casa de Marília realiza captações de múltiplos órgãos
Com a autorização de familiares, a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Marília realizou captações de múltiplos órgãos.
“Agradecemos o apoio da UTI III, que não mediu esforços, promovendo todos os cuidados de terapia intensiva, inicialmente com as tentativas de restabelecimento do paciente e depois, quando constatada a morte encefálica dele, fazendo todos os procedimentos necessários, importantes para manter o potencial doador de múltiplos órgãos. Tudo isso só aconteceu com o aval da família, após abordagem da nossa equipe multiprofissional”, destacou a coordenadora da CIHDOTT da Santa Casa de Marília, Marisa Stradioto.
Paciente de 41 anos, que sofreu politraumas e estava internado na unidade hospitalar filantrópica mariliense no segundo semestre de 2025, foi o doador. Ele vinha recebendo todos os cuidados da equipe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) III da Santa Casa de Marília, porém, teve a morte encefálica dele confirmada no dia 29 de agosto. Equipe de hospital de São Paulo esteve em Marília para participar da captação dos órgãos, com a retaguarda de avião cedido pela FAB (Força Aérea Brasileira), para que fosse possível efetuar a tempo os transplantes posteriormente.
Outra equipe de São José do Rio Preto acompanhou os procedimentos, além de profissionais de hospitais de Marília. Após a constatação da morte encefálica, seguindo todos os protocolos exigidos pela legislação vigente e sob a supervisão da OPO (Organização de Procura de Órgãos), foram captados: coração, pulmões, rins, ossos e globo ocular (córneas). É importante ressaltar que a Central de Regulação de Transplantes determina o destino dos órgãos doados e os nomes dos receptores são mantidos em sigilo.
Anteriormente, familiares de paciente de 24 anos com adenoma hipofisário, que evoluiu para isquemia cerebral difusa e, posteriormente, acabou com morte encefálica constatada, já tinham autorizado a doação de múltiplos órgãos.
Em ambos os casos foram feitos corredores humanos em homenagem ao doador e aos familiares deles e quando das passagens dos corpos pelo referido corredor do hospital, todos os profissionais envolvidos fizeram uma salva de palmas.
3) Santa Casa de Marília promove reuniões de experiência do paciente em diversos setores
A Santa Casa de Marília promoveu mensalmente reuniões de experiência do paciente para ouvir atendidos pelo hospital e familiares deles e assim implementar ações de melhorias a partir dos relatos.
Os encontros contam com a presença de representantes da diretoria, do corpo clínico, das equipes de enfermagem e multiprofissional.
O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, enfatizou que os elogios são mérito das equipes, mas é importante que os profissionais também saibam ouvir as críticas, sempre na busca da melhoria contínua. “O cuidado centrado no paciente e família e os desfechos positivos nos deixa satisfeitos”.
OUTUBRO
1) Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Marília passa a ser denominado ‘Dr. Hiroshi Nakano’
Em cerimônia realizada no dia 10 de outubro, homenagem ao neurocirurgião Hiroshi Nakano (in memoriam) foi prestada, com a denominação do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Marília. Familiares e amigos do médico marcaram presença no evento, que aconteceu no salão de reuniões da instituição.
“É com grande emoção que fazemos esta homenagem para denominar o serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Marília na presença de familiares e amigos deste grande profissional e ser humano que tivemos o privilégio de ter por muitos anos em nossa instituição. O nosso carinho e reconhecimento ao Dr. Hiroshi Nakano, que nos deixou há dois anos, mas com certeza permanece em nossos corações”, disse o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.
O superintendente do hospital, Márcio Mielo, lembrou dos muitos anos de convivência com o homenageado. “O Dr. Hiroshi Nakano realmente marcou época na neurocirurgia e foi um dos desbravadores da referida especialidade médica, com grandes serviços prestados à Santa Casa, à Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e à medicina de uma maneira geral”.
O neurocirurgião Nilton Guerreiro ressaltou o grande trabalho do amigo, com quem conviveu por muitos anos.
“Aprendi muito com ele e me lembro da preocupação dele para que eu firmasse meu nome como cirurgião e não fosse o assistente dele. O Hiroshi deixou um legado muito grande e abriu caminho para chegarmos no nível de atendimento de hoje, com todo avanço tecnológico e recursos existentes”.
A esposa do homenageado, Sônia Nakano e os filhos Hiroshi Junior, Patrícia e Fabiana receberam flores e uma placa de metal com menção especial ao neurocirurgião. Além disso, novo jaleco com a logo do serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de Marília “Hiroshi Nakano” também foi entregue aos familiares do médico.
2) Enfermeiras da Santa Casa de Marília ministram palestras sobre câncer de mama na ZD Alimentos
As enfermeiras da Santa Casa de Marília Natália Yanasse e Luiza Pereira ministraram palestras com o tema “A importância do autoexame na detecção precoce do câncer de mama”, no dia 30 de outubro, na ZD Alimentos. No período da manhã, as atividades aconteceram na unidade de Herculândia da empresa e de tarde, as colaboradoras que atuam no Distrito Industrial de Marília acompanharam as explanações das profissionais da saúde.
A ação teve como objetivo orientar as funcionárias sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, enfatizando práticas simples como o autoexame, além da importância de manter o acompanhamento médico regular. A participação ativa das funcionárias e o interesse demonstrado durante a atividade reforçaram o impacto positivo da parceria entre instituições de saúde e empresas da cidade na promoção da saúde e da informação.
A Santa Casa de Marília agradeceu à ZD Alimentos pela abertura e pelo apoio à campanha, destacando que a conscientização é um dos pilares mais importantes na luta contra o câncer de mama.
3) Vereador Delegado Damasceno entrega votos de congratulações ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo
O vereador Delegado Wilson Alves Damasceno (PL) entregou certificado com votos de congratulações ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília pelos relevantes serviços prestados à população. “Minha mãe me ensinou desde muito cedo o quão prejudicial é o vício do cigarro e vi familiares meus sofrerem com doenças nos pulmões. Por tudo isso sei o quanto é importante o trabalho da Santa Casa de Marília neste sentido, ajudando milhares de pessoas a parar de fumar”, destacou o parlamentar.
Em janeiro de 2026 o Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília completa 20 anos de existência. Mais de 25 mil atendimentos já foram realizados pelo serviço que atende pacientes de 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde). Em nome da equipe multiprofissional que atua no ambulatório a coordenadora do serviço, Silvia Ferraz, lembrou da criação do mesmo. “O nosso ambulatório é o segundo melhor do Estado de São Paulo, com índice de 64% de pacientes que param de fumar em definitivo. Agradecemos o vereador Delegado Damasceno e a Câmara Municipal por este reconhecimento”.
Além da enfermeira Silvia Ferraz, compõem a equipe do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília a assistente social Clotilde Carvalho de Souza, a auxiliar administrativa Solange Aparecida Gomes Aguiar, o psicólogo Marcos Aurélio Alves Filho e a médica Edilaine de Oliveira Miguel.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, elogiou os colaboradores do hospital. “Aqui trabalhamos com o coração. Esta equipe não tem obrigação de fazer este trabalho no ambulatório, que acaba sendo voluntário. Todos estão de parabéns por este trabalho. Graças a Deus nunca fumei, mas sei o quanto é difícil parar de fumar e esta ação pode melhorar bastante a qualidade de vida das pessoas”.
NOVENBRO
1) Santa Casa de Marília conquista 1o lugar no País no Programa Diagnóstico Precoce
A Santa Casa de Marília recebeu o troféu de 1º lugar no País pelo desempenho no Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em 2024, durante workshop realizado na Universidade do Hambúrguer da Arcos Dourados – franqueadora do McDonald’s na América Latina e Caribe-, em Barueri, na Grande São Paulo.
Entre os critérios utilizados para eleger as melhores instituições no desenvolvimento do Programa Diagnóstico Precoce estiveram: execução financeira, atendimento dos prazos, turmas realizadas, média de alunos por turma e avaliações das capacitações.
A Avos (Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente) do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis-SC, ficou com a 2ª colocação e a Rede Feminina, de Maringá-PR, obteve o 3º lugar nacional entre as instituições que realizam o Programa Diagnóstico Precoce.
Há cinco anos foi iniciado o Programa Diagnóstico Precoce pela Santa Casa de Marília, com a capacitação de médicos e estudantes de medicina e enfermagem em instituições assistenciais de Marília e região, sendo estendido posteriormente aos profissionais da educação. O trabalho ajuda na detecção do câncer em crianças e adolescentes, o quanto antes, aumentando assim as chances de cura da doença.
Vale ressaltar que a Santa Casa de Marília é referência regional em Oncologia Pediátrica e mantém parceria de longa data com o Instituto, recebendo recursos do McDia Feliz que são destinados a melhorias no tratamento e no acolhimento de pacientes em tratamento contra o câncer.
2) Médicos da primeira turma da Famema participam de encontro e visitam setores da Santa Casa de Marília
A Santa Casa de Marília recebeu, no dia 15 de novembro, médicos formados pela primeira turma da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), em 1972, para um encontro especial que celebrou a trajetória profissional e a forte ligação desses profissionais com a instituição. A programação incluiu recepção e café da manhã, no salão de reuniões e visita a setores do hospital que fizeram parte da vivência acadêmica e profissional dos convidados.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, destacou a emoção do momento. “É uma alegria enorme receber médicos que contribuíram tanto com a história da nossa instituição e que iniciaram suas trajetórias aqui, quando ainda não havia o Hospital das Clínicas. É um reencontro com o passado que muito nos orgulha”.
Durante o evento, o vice-diretor clínico da Santa Casa, Lélio Carli Batista, relembrou a atuação desses profissionais. “Eles permaneceram por três anos atuando diretamente na Santa Casa. Este momento representa reconhecimento e gratidão pelos serviços prestados e pela dedicação à saúde da população.”
O médico cardiologista João Braga, formado pela primeira turma, em 1972, lembrou que a Famema começou na Santa Casa de Marília. “É uma visita emocionante para mim e para os colegas. Somos muito gratos à Santa Casa e agradecemos a recepção da direção do hospital”.
3) Santa Casa de Marília realiza 37.200 sessões de hemodiálise por ano e é referência para pacientes renais crônicos na região
Com 37.200 sessões de hemodiálise realizadas por ano, a Santa Casa de Marília se consolidou ao longo dos anos como referência no tratamento de pacientes renais crônicos, atendendo moradores de 62 municípios pertencentes ao DRS IX (Departamento Regional de Saúde). Atualmente, cerca de 260 pacientes realizam a terapia renal substitutiva regularmente na instituição, que oferece estrutura em dois pavimentos exclusivos para este cuidado especializado.
O hospital também realiza procedimentos de diálise aguda e crônica em suas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e no PS (Pronto Saúde), além de diálises peritoneais, garantindo assistência contínua e humanizada aos pacientes.
A gerente da Hemodiálise da Santa Casa de Marília, enfermeira Geni dos Santos Teles Silva, destacou a importância do serviço. “É um trabalho de extrema responsabilidade e comprometimento. A hemodiálise é essencial para a sobrevivência e qualidade de vida de pessoas que não têm mais a função renal. Nossa equipe é treinada para oferecer um atendimento técnico de excelência e com acolhimento”.
Visando ampliar o atendimento e suprir a crescente demanda da região, a Santa Casa de Marília já possui projeto para colocar em funcionamento um novo pavimento, que permitirá o atendimento de mais pacientes, ampliando assim o tratamento contínuo em terapia renal substitutiva em âmbito regional. Para isso, parcerias estão sendo buscadas através de emendas parlamentares, uma vez que os custos para a colocação em prática deste projeto para ampliar o número de sessões de hemodiálise para pacientes da região é de aproximadamente R$ 1.500.000,00.
“A Santa Casa busca hoje qualificar ainda mais os atendimentos em nefrologia. Há uma lista de espera de pacientes para fazer hemodiálise visto que não há mais vagas para novos pacientes. Este aumento só será possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, visto que é necessário a reforma e ampliação de área física e o incremento de novos equipamentos. A solicitação já foi encaminhada ao gestor estadual. Esta ampliação permitirá o aumento de 16 cadeiras e consequentemente 64 novas vagas, já que os pacientes fazem a sessão de hemodiálise em dias alternados e em períodos que duram de 3 a 4 horas”, ressaltou o superintendente da Santa Casa de Marília, Marcio Mielo.
DEZEMBRO
1) Santa Casa de Marília recebe Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ em cerimônia na capital paulista
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reconheceu o trabalho de inclusão realizado pela unidade hospitalar filantrópica mariliense, em cerimônia realizada no dia 2 de dezembro, no Centro TEA Paulista
A Santa Casa de Marília recebeu o Selo “Amigo da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista)” da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em cerimônia realizada neste dia 2 de dezembro, no Centro TEA Paulista, na capital paulista.
Lançada em setembro, a iniciativa tem como objetivo destacar e valorizar empresas privadas, instituições públicas municipais e estaduais, além de Organizações da Sociedade Civil com atuação no Estado de São Paulo, que desenvolvem ações e projetos voltados à inclusão e valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Ao todo, foram selecionadas 112 atividades para receberem o Selo, após julgamento realizado pelo Comitê Gestor do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse processo, foram considerados os seguintes critérios: relevância da iniciativa para o público com TEA; grau de acessibilidade e inclusão; potencial de replicabilidade; sustentabilidade da ação e clareza e consistência das informações prestadas.
“Nosso objetivo é estimular empresas, instituições e organizações a se tornarem verdadeiras parceiras na promoção da inclusão. O Selo ‘Amigo da Pessoa com TEA’ serve para reconhecer aqueles que assumem esse compromisso, contribuindo para ampliar o acesso, as oportunidades, o respeito e a qualidade de vida das pessoas com espectro autista”, comentou o secretário Marcos da Costa.
2) Santa Casa de Marília realiza 34 cirurgias no Mutirão dos Filantrópicos
A Santa Casa de Marília realizou 34 cirurgias, nos dias 13 e 14 de dezembro, durante o Mutirão dos Filantrópicos, promovido em parceria com a CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) e o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal. A ação teve como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos e ampliar o acesso da população aos serviços da atenção especializada.
Foram realizados 20 procedimentos oftalmológicos para correção de catarata, em parceria com o IOM (Instituto de Olhos de Marília) e 14 cirurgias ortopédicas, com implantações de próteses de joelho e de quadril. Os atendimentos foram voltados a pacientes que já estavam cadastrados no sistema de regulação e aguardavam pelas intervenções.
O superintendente da Santa Casa de Marília, Márcio Mielo, destacou a importância da iniciativa. “Foram dois dias extremamente importantes para a Saúde no Brasil e a Santa Casa de Marília está inserida nesta parceria liderada pela CMB, possibilitando o acesso aos especialistas no País. A participação no mutirão reforça nosso compromisso com a saúde pública, contribuindo para acelerar o atendimento a pacientes que muitas vezes aguardam por meses ou anos. Foi muito rápido, mas graças ao apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde e do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) conseguimos obter êxito e ajudar no Mutirão dos Filantrópicos. É uma ação que envolve planejamento, dedicação das equipes e, acima de tudo, foco no bem-estar da população”.
3) Solenidade entrega reforma da Ala de Internação SUS em ano marcado por diversas inaugurações na Santa Casa de Marília
Em solenidade realizada no dia 18 de dezembro, foi entregue à população a reforma da Ala de Internação do SUS (Sistema Único de Saúde), em um ano marcado por diversas inaugurações na Santa Casa de Marília.
A partir da inauguração, todos os 24 apartamentos (46 leitos) da Ala de Internação SUS passam a ter banheiros privativos, ar-condicionado de 12 mil BTUs, do modelo Inverter e TVs (Smart) de 32 polegadas.
O custo total das obras da Ala de Internação SUS da Santa Casa de Marília foi de R$ 1.958.000,00. Boa parte dos recursos é proveniente de doações do empresariado e da sociedade em geral, sejam de eventos promovidos pelo hospital ou de doações espontâneas. Vale ressaltar que a Santa Casa de Marília também empenhou recursos na reforma da referida ala.
O setor reformado recebeu pisos de porcelanato, soleiras de granito, divisórias técnicas (Dry Wall) e portas de Blindex (vidro temperado e de correr), adequações nas instalações hidráulicas e elétricas, além de ter implantada nova tubulação de gases medicinais, sistema de chamada de enfermagem, forro de gesso e armários planejados em MDF. Os banheiros contam com chuveiros com sistema de aquecimento solar (boiler), barras de apoio e todas as instalações necessárias para garantir condições adequadas de acessibilidade a pacientes e acompanhantes deles.
A Santa Casa de Marília deseja a todos um 2026 repleto de saúde, paz e realizações
