A diabetes tipo 2, considerada uma doença relacionada ao estilo de vida, está associada ao excesso de peso, sedentarismo, hipertensão, idade avançada e hábitos alimentares inadequados, causando sérios danos ao corpo.

Essa condição de saúde é caracterizada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas ou pela incapacidade do organismo de utilizar eficientemente a insulina disponível.

Estudos indicam que a adoção de uma dieta rica em vegetais, como a dieta plant based, pode contribuir significativamente para a prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes tipo 2. Em estágios iniciais, essa abordagem alimentar pode até levar à remissão da doença.

O nutricionista Bernardo Romão de Lima, que leciona na Universidade de Brasília (UnB), destaca que uma dieta baseada em vegetais permite a ingestão de menos calorias, auxiliando na manutenção do peso. Além disso, a absorção de glicose torna-se mais eficiente, contribuindo para o controle da doença. Lima ressalta que esse é apenas um dos benefícios desse estilo alimentar para os pacientes.

O endocrinologista Levimar Araújo, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), observa que a diabetes tipo 2 é uma doença inicialmente silenciosa, apresentando poucos sintomas. Os pacientes podem passar anos sem saber que possuem diabetes, continuando a se alimentar de maneira inadequada. No entanto, ao adotarem uma alimentação mais saudável e retomarem a prática de atividades físicas, o problema pode se estabilizar, conforme destaca o médico.

Com informações do Metrópoles

Compartilhar matéria no
Reverter um diagnóstico de diabetes tipo 2 apenas com alimentação é possível?
Foto: pexels-polina-tankilevitch-5469150