A saúde sexual pode estar diretamente relacionada à alimentação. O intestino é um órgão de extrema importância para a digestão justamente devido à flora intestinal, conjunto de bactérias alocadas no sistema gastrointestinal que auxiliam na digestão e no funcionamento do sistema imunológico. Os probióticos apresentam poder restaurativo e, aliados à alimentação saudável, fazem com que o funcionamento da libido seja ainda melhor.
Segundo pesquisa do Healthline, cerca de 95% da serotonina – hormônio responsável pela felicidade – presente no corpo é produzida no intestino. Portanto, quando a saúde intestinal está abaixo do ideal, consequentemente, os níveis de serotonina podem cair e fazer com que a sensação de cansaço seja predominante.
De acordo com a ginecologista obstetra Viviane Monteiro, o cuidado intestinal é fundamental para que o corpo se mantenha em equilíbrio. “O corpo funciona como uma engrenagem – um órgão está conectado a outro e assim por diante – e todos precisam estar em sintonia para funcionarem plenamente. A libido se baseia em processos fisiológicos complexos, então uma má ingestão de nutrientes pelo corpo leva a um déficit de absorção que interfere no desejo sexual”, explica.
O desequilíbrio de bactérias na flora intestinal pode aumentar o número de inflamações no corpo. Por isso, é importante ingerir a quantidade ideal – com base na indicação médica individual – de probióticos no dia a dia, mantendo o corpo em funcionamento. Além disso, estudos mostram que as bactérias intestinais podem aumentar e auxiliar a produção de hormônios como a testosterona, que possui grande impacto na manutenção da libido e do desejo sexual.
Sobre Viviane Monteiro l @dravivianemonteiro
Formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), fez residência médica no Instituto Fernandes Figueira (IFF) onde atualmente é doutoranda em Pesquisa Aplicada à Saúde da Criança e da Mulher. É especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO), em Medicina Fetal, Gestação de Alto Risco e Ultrassonografia Obstétrica e Ginecológica pelo Colégio Brasileiro de Radiologia. É Membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (SGORJ) e mestre em Ciência Médicas pela Universidade Fluminense (UFF).
Em sua clínica particular localizada no bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, o espaço que acolhe suas pacientes também exalta obras de artistas mulheres com peças únicas distribuídas em de 250m². A médica ainda conduz um projeto de educação sexual na Rocinha, o Oficina do Sucesso, que tem como objetivo a preparação e inserção no mercado de trabalho pela educação, cursos e atividades complementares.