Nesta quinta-feira (14) está completando 57 dias de trabalho da Sala de Situação para Gestão da Crise Covid-19 no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA.

O grupo, que se reúne diariamente pela manhã, inclusive nos fins de semana e feriados quando necessário, tem a função de articular os recursos dos investimentos e decidir pelas ações de melhorias, baseadas sempre na melhor informação disponível para o enfrentamento da crise instalada e diariamente emite Boletim informativo com as questões mais relevantes do dia.

A autarquia começou a se preparar para o enfrentamento da doença bem antes disso, quando no dia 29 de janeiro criou o Grupo de Trabalho para ampliação e atualização do Plano do Plano de Contingência das Arboviroses 2020 (atualizando procedimentos contra a Dengue, Chikungunya, Zika e Influenza e já determinando as primeiras medidas de procedimentos para o Novo Coronavírus).

A primeira versão do plano foi publicada no dia 4 de fevereiro e a segunda versão atualizada e ampliada no dia 16 de abril.

A Sala de Situação foi instituída excepcionalmente para a gestão de crise e vem tomando decisões desde a primeira reunião, no dia 20 de março, para se aplicar as melhores medidas de segurança e de assistência, tanto para seus profissionais, como para os pacientes atendidos. A sala será extinta somente após o fim da pandemia.

Neste período foram diversas ações de capacitação, da busca incessante de aquisição de EPIs, de organização dos espaços físicos para atendimento a pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19, de captação de recursos financeiros, de aquisição de novos equipamentos, e, também, no apoio psicológico aos funcionários da linha de frente do atendimento da COVID.

Compartilhar matéria no
Sala de situação completa 56 dias de  gestão da covid-19 no HCFAMEMA