A Santa Casa de Marília iniciou neste dia 10 de fevereiro o Programa de Desenvolvimento da Liderança. No primeiro módulo, o foco foi “Gestão da Qualidade, Solução de Problemas e Cultura da Melhoria”.
O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, elogiou o envolvimento dos colaboradores. “É exatamente isso que faz do hospital este grande prestador de serviços de saúde. Todos nós temos que aprender cada dia mais e esta é uma grande oportunidade para crescermos”.
O superintendente geral do hospital, Sérgio Stopato Arruda, destacou a importância de atividades como esta para otimizar os processos. “Esta capacitação profissional e aprimoramento fazem parte do nosso planejamento estratégico. Este trabalho de gestão da qualidade é muito importante para obtermos êxito e garantir melhorias contínuas para a nossa instituição”.
O gestor de serviços de saúde, Fernando Rinaldo, explanou sobre pontos importantes relacionados à gestão da qualidade. “Precisamos analisar diversos pontos. A qualidade é um conceito subjetivo, é um modo de ser, a propriedade de qualificar os diversos serviços”.
Dicas importantes como estratégias para criar consciência em todos os processos organizacionais foram passadas pelo gestor de serviços de saúde. ” A qualidade nunca é obtida por acaso. É o resultado de escolhas inteligentes”.
Outros nove módulos serão realizados no Programa de Desenvolvimento da Liderança, com periodicidade mensal.
Os temas a serem abordados serão: “Gestão de Indicadores e Análise Crítica: Operacionais, Táticos e Estratégicos”; “Gerenciamento de Riscos”; “Estratégia Empresarial: do Planejamento à Execução”; “Liderança e Equipes de Alto Desempenho”; “Desenvolvimento Humano”; “SUS e o Terceiro Setor”; “Código de Conduta Ética e Valores Institucionais”; “Cuidado Centrado na Pessoa e Experiência do Paciente”; e “Gestão de Custos Hospitalares”.