A Santa Casa de Misericórdia de Marília realiza diversas atividades comemorativas em seu aniversário de 93 anos. Inaugurações e solenidade com os funcionários vão celebrar a história de um dos mais importantes e tradicionais hospitais do interior de São Paulo.

“Nesta data festiva aproveitamos para dizer que a Santa Casa não tem dono, pertence à sociedade mariliense. Mesmo enfrentando dificuldades, o hospital tem sim muito o que comemorar nesta data. São muitas conquistas ao longo de 93 anos de história, em que a nossa instituição se consolidou como referência em prestação de serviços de assistência em saúde pública na região Centro-Oeste Paulista. Realizamos mais de 70% dos nossos procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e prezamos pela qualidade no atendimento, um de nossos diferenciais, graças ao grande trabalho do nosso quadro de mais de 1.300 funcionários”, enfatizou o provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues.

A unidade hospitalar filantrópica atende uma população de 1,3 milhão de pessoas em 62 municípios abrangidos pelo DRS IX (Departamento Regional de Saúde).

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Marília realiza exames, consultas, cirurgias e sessões de quimioterapia há mais de 20 anos. São procedimentos importantes que auxiliam milhares de pacientes da região de Marília que lutam contra o câncer. Em breve, o hospital terá implantada a Unidade de Radioterapia, em área ao lado co Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. Além disso, também existe projeto para ampliação do setor de internação destinado ao tratamento do câncer, em espaço onde hoje funciona o setor administrativo. 

O serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista conta com equipamentos modernos, profissionais altamente qualificados e nos últimos 16 anos realizou mais de 62 mil procedimentos, sendo a maioria deles minimamente invasivos e com um processo de recuperação do paciente acelerado. Recentemente, o hospital atingiu a marca de 17.500 cirurgias cardíacas realizadas, sendo o 3º serviço implantado na referida especialidade médica no interior paulista. 

A Santa Casa de Marília possui uma das poucas UTQs (Unidades de Tratamento de Queimados) do interior de São Paulo, com a maioria das internações sendo de longa duração, com o atendimento a pacientes de todo o Estado de São Paulo.

Mais de 220 pacientes com insuficiência renal crônica são atendidos pelo hospital, com mais de 33 mil sessões de hemodiálise realizadas por ano. Além disso, a Santa Casa de Marília é o 5º maior centro de transplantes de rins do interior paulista, serviço este que já existe há 40 anos.

A Santa Casa de Marília possui um tradicional serviço de Endoscopia, exame iniciado pelo saudoso médico Akira Nakadaira, após experiência vivida no Japão, há mais de 30 anos.

O hospital conta ainda com uma das poucas câmaras hiperbáricas do País, utilizada principalmente no tratamento de feridas através da oxigenoterapia.

O Sirvan (Serviço Intervencionista de Radiologia e Neurocirurgia) realiza 83,7% de seus procedimentos via SUS. Além disso, o Sirvan é pioneiro no serviço endovascular na cidade e é o único na região de Marília com atuação diária integral na referida especialidade médica. Está entre os poucos serviços do Brasil que fazem de forma exclusiva a cirurgia vascular periférica.

O Pronto Atendimento da Santa Casa de Marília é um serviço de urgência e emergência que faz atendimentos clínicos, pediátricos e ortopédicos, sendo referência para Marília e região.

O Complexo Ambulatorial reúne diversas especialidades médicas, proporcionando um atendimento de qualidade aos pacientes ambulatoriais em âmbito regional. A Santa Casa de Marília conta com serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros.

A implantação do setor de Qualidade e do setor de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente surgiu a partir de uma política centrada no CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar). Além disso, a Santa Casa de Marília está inserida no processo de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e recebeu a Certificação “Ouro” do Cealag (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão), e recentemente a Certificação Prata do Programa Score Rede Unimed, em reconhecimento aos grandes serviços prestados na área da saúde.

Programação de aniversário

No dia 22 de abril (sexta-feira), às 9h, solenidade acontece nas proximidades do refeitório para celebrar o aniversário de 93 anos da Santa Casa de Marília. Na sequência, os funcionários poderão retirar bolo confeitado, bombom e refrigerante no SND (Serviço de Nutrição e Dietética) da instituição.

Com apoio de empresários e da sociedade, será inaugurada a reforma dos apartamentos da Ala E da Santa Casa de Marília, em cerimônia marcada para as 9h do dia 30 de abril (sábado), com a presença de parceiros e de autoridades locais. A reforma e ampliação da Portaria Central, praticamente dobrando a capacidade de pessoas da sala de espera e proporcionando mais conforto aos acompanhantes de pacientes e visitantes, também será entregue nos mesmos dia e horário.


 
E no dia 7 de maio (sábado), também às 9h, fechando as comemorações do aniversário da Santa Casa de Marília, será inaugurado o novo prédio do SND (Serviço de Nutrição e Dietética). No local, vão funcionar a cozinha e o refeitório do hospital, em dois pavimentos e com todas as instalações favorecendo a acessibilidade, seguindo a legislação vigente. A referida obra teve os recursos (R$ 1,65 milhão) conquistados pelo deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB).

História

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília foi fundada em 22 de abril de 1929 por Bento de Abreu Sampaio Vidal, que também foi o primeiro provedor do hospital.

No início de seu funcionamento, a área física construída da instituição abrigava 18 leitos e apenas uma sala de cirurgia. Com o passar dos anos e com o crescimento populacional urbano, a necessidade de se incrementar novos leitos hospitalares foi sentida. A instituição, na pessoa do então provedor e dos demais membros da Irmandade, apoiou essa ideia e em pouco tempo já estava construído um pavilhão central destinado às internações, bem como o prédio que viria a abrigar a antiga maternidade.

Em 1956, assume a provedoria o Dr. Christiano Altenfelder Silva. Naquele mesmo ano foi construído o Pavilhão Infantil “Dona Antonieta Altenfelder”, em virtude de uma demanda emergente de atendimento às crianças. No ano seguinte, 1957, foi construído o Educandário “Bento de Abreu Sampaio Vidal”, onde hoje funciona o Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”.

Em vista da crescente necessidade de mais leitos hospitalares, foi construído, em 1977, um novo pavilhão hospitalar e também o novo centro cirúrgico, áreas estas mantidas em funcionamento até os dias atuais.

É importante lembrar que a Santa Casa teve também papel de destaque na formação de profissionais médicos, uma vez que serviu de campo para estágios dos alunos da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e ainda hoje, o hospital tem estágios para os médicos residentes. 

Além disso, a Santa Casa de Marília mantém o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Marília, oferecendo vagas, através de processo seletivo, para a formação de ortopedistas, cardiologistas, anestesiologistas e intensivistas.

Compartilhar matéria no
Santa Casa de Marília realiza diversas atividades comemorativas em seu aniversário de 93 anos
Inaugurações e solenidade com os funcionários vão celebrar as mais de nove décadas de fundação da instituição