A Santa Casa de Marília recebeu, neste dia 2 de março, os médicos residentes aprovados no processo seletivo. Representantes da Direção marcaram presença no salão de reuniões da unidade hospitalar filantrópica mariliense para darem as boas vindas aos profissionais que iniciam uma nova jornada na busca pelo aperfeiçoamento profissional em suas respectivas especialidades médicas (Anestesiologia, Cardiologia, Medicina Intensiva e Ortopedia).
O coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica) da Santa Casa de Marília, Valdeir Fagundes de Queiroz, presidiu a mesa diretora dos trabalhos e mencionou a tradição da instituição no referido programa. “São mais de 50 anos ajudando na formação de médicos. Tenho certeza que após os três anos, todos os residentes que iniciam este curso hoje em nosso hospital terão vivido uma experiência diferenciada e enriquecedora”.
O diretor clínico do hospital, Luiz Antônio de Moraes, ressaltou que o período de residência médica é de muito trabalho e aprendizado. “A partir de agora os médicos da nossa residência médica vão aproveitar esta nova fase na vida deles e vão se sentir parte do sistema. Os ensinamentos técnicos do nosso corpo clínico serão fundamentais para o sucesso deles”.
O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, falou sobre a instituição criada pelo fundador da instituição, Bento de Abreu Sampaio Vidal, que destinou este patrimônio particular dele para os membros da sociedade mariliense. “Desde 1929, a Irmandade administra este patrimônio deixado por Bento de Abreu. A ‘casa de misericórdia’ significa doar o coração ao outro. O nosso hospital realiza o maior número de cirurgias cardiovasculares da região e é referência em diversas áreas. Os médicos residentes que estão chegando são muito importantes neste processo de renovação constante”. O provedor da Santa Casa de Marília, Norival Carneiro Rodrigues, lembrou da importância da realização de um trabalho integrado. “É preciso valorizar a enfermagem e cada profissional que trabalha em nossa unidade. Hoje temos mais de 1.380 funcionários, o hospital é profissionalizado e está em processo de evolução. Tratamos duas coisas aqui: a dor e o amor. E é exatamente o que os médicos residentes que estão chegando devem ter no coração, a disposição de sempre ajudar e a admiração aos seus colegas de trabalho. Tenho orgulho em dizer que temos grandes mestres na nossa Santa Casa, que vão ajudar bastante todos os médicos residentes que aqui estão ingressando”.
Também estiveram na recepção aos médicos residentes aprovados em recente processo seletivo o superintendente assistencial da Santa Casa, Márcio Mielo; a coordenadora de enfermagem, Tatiana Garbelini; e a assistente da Diretoria Técnica, Marisa Stradioto (representando a diretora Ismênia Torres); além do cirurgião cardíaco Rubens Barros, que deu importante depoimento sobre a experiência de 40 anos dele no hospital.
O diretor clínico e coordenador da residência médica de Anestesiologia, Luiz Antônio de Moraes, recebeu os médicos residentes da sua especialidade. O mesmo aconteceu com Eraldo Peloso (Cardiologia), Hugo Victor Coca Jimenez Carrasco (Medicina Intensiva) e Ari Watari (Ortopedia, representando o coordenador Ricardo Hideki Yanasse).
Após a recepção, os médicos residentes participaram do processo de integração, com a apresentação de diversos setores do hospital pelos coordenadores das respectivas áreas, sob a coordenação do setor de Desenvolvimento de Pessoas. Vale lembrar que os cursos do Programa de Residência da Santa Casa são credenciados pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica)/MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Os programas de formação de especialistas da Santa Casa atraem médicos graduados de todo o Brasil. Parte destes profissionais tem se estabelecido em Marília e região, contribuindo para o avanço da medicina (ensino, pesquisa e assistência).
Compartilhar matéria no