Santa Casa de Marília participa da avaliação dos resultados do McDia Feliz e de Workshop do Programa Diagnóstico Precoce

O hospital recebeu o troféu de 1º lugar no País pelo desempenho no programa que identifica o câncer em crianças e adolescentes de forma precoce, aumentando assim as chances de cura
A Santa Casa de Marília marcou presença em dois eventos estratégicos promovidos pelo Instituto Ronald McDonald nesta semana, reforçando sua atuação como parceira da instituição há 26 anos. Os encontros aconteceram na Universidade do Hambúrguer da Arcos Dourados – franqueadora do McDonald’s na América Latina e Caribe -, localizada em Barueri, na Grande São Paulo.

Nos dias 4 e 5 de novembro, a coordenadora do McDia Feliz em Marília, Daniela Sanches, participou da Avaliação de Resultados 2025, que reuniu representantes de hospitais e entidades beneficiadas pela campanha. O objetivo foi apresentar dados, compartilhar experiências e debater os impactos das arrecadações obtidas com a venda de sanduíches Big Mac na última edição do McDia Feliz, realizada em agosto.

Já entre os dias 6 e 7 de novembro, a diretora assistencial da Santa Casa de Marília, médica oncologista pediátrica, Renata Trinca, e a responsável pelo Programa Diagnóstico Precoce em Marília, Edléia Sgorlon, estiveram no Workshop do Programa Diagnóstico Precoce. A capacitação teve como foco o aprimoramento das ações voltadas à identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes, uma das frentes apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald.

1º lugar do Brasil
Durante o workshop, a Santa Casa de Marília recebeu o troféu de 1º lugar no País pelo desempenho no Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em 2024.
Entre os critérios utilizados para eleger as melhores instituições no desenvolvimento do Programa Diagnóstico Precoce estiveram: execução financeira, atendimento dos prazos, turmas realizadas, média de alunos por turma e avaliações das capacitações.

A Avos (Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente) do Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis-SC, ficou com a 2ª colocação e a Rede Feminina, de Maringá-PR, obteve o 3º lugar nacional entre as instituições que realizam o Programa Diagnóstico Precoce.
Há cinco anos foi iniciado o Programa Diagnóstico Precoce pela Santa Casa de Marília, com a capacitação de médicos e estudantes de medicina e enfermagem em instituições assistenciais de Marília e região, sendo estendido posteriormente aos profissionais da educação. O trabalho ajuda na detecção do câncer em crianças e adolescentes, o quanto antes, aumentando assim as chances de cura da doença.
Vale ressaltar que a Santa Casa de Marília é referência regional em Oncologia Pediátrica e mantém parceria de longa data com o Instituto, recebendo recursos do McDia Feliz que são destinados a melhorias no tratamento e no acolhimento de pacientes em tratamento contra o câncer.
