A Secretaria Municipal de Saúde fez um apelo, nesta quarta-feira (18) para ampliar a cobertura vacinal contra poliomielite (paralisia infantil) e outras doenças, como sarampo, rubéola e caxumba.

Contra a poliomielite foram aplicadas 7.813 doses de vacina, o que representa 73,87% do público-alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, no entanto, é vacinar 95% das crianças com idades entre 1 ano e 5 anos incompletos.

Já da tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, foram aplicadas 12.735 doses da vacina no público-alvo de 6 meses a 49 anos. A secretaria não informou no comunicado, porém, qual o percentual de cobertura para esse tipo de vacina e qual seria a meta. Outras vacinas aplicadas em crianças e jovens de 1 a 14 anos somaram 5.428 doses.

“A adesão à campanha de multivacinação também precisa aumentar. A finalidade é que pessoas nessa faixa etária recebam doses de vacinas importantes e que podem estar pendentes, garantindo assim a devida proteção contra vírus que circulam no território. Campanhas como essa são altamente eficazes na erradicação de doenças e na eliminação do risco de reintrodução dessas enfermidades em nosso território”, destacou a secretaria, por meio de nota.

Os pais ou responsáveis devem levar as crianças a um dos postos de saúde localizados no município com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos.

Onde vacinar?

As unidades de vacinação são as seguintes: UBS Planalto, USF Santa Augusta, USF CDHU/São Bento, USF Santa Paula, USF Marajó, USF, Vila Real, USF Parque dos Ipês, USF Três Lagos, USF Jóquei Clube, USF Vila Hípica, USF Jardim Marília, UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS Bandeirantes, UBS São Judas, USF Altaneira, USF Jânio Quadros e UAS Santa Antonieta, USF Santa Antonieta III e USF Jardim Julieta, USF Parque das Nações.

Para a população da zona rural e dos distritos, as vacinas são ofertadas nas seguintes unidades: USF Amadeu Amaral, USF Flamingo, USF Avencas, USF Lácio, USF Dirceu, USF Santa Helena, USF Rosália, USF Nóbrega, USF Vida Nova Maracá e USF, Padre Nóbrega I e II.

Compartilhar matéria no
Saúde faz apelo para ampliar cobertura vacinal contra pólio e outras doenças
Cobertura contra paralisia infantil é de 73,87% do público-alvo, mas meta é 95%