A Santa Casa de Marília marcou presença no 32º Congresso Fehosp, realizado de 24 a 27 de abril, em Atibaia. Representantes da Direção, Coordenadores e Lideranças da unidade hospitalar filantrópica mariliense estiveram no evento, que teve como foco o protagonismo da saúde filantrópica na construção de novas políticas para o fortalecimento do setor.

O superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, coordenou o Fórum de Cadeia de Suprimentos no segundo dia do 32° Congresso Fehosp (25 de abril). “Ficamos satisfeitos em poder colaborar com um evento tão importante e que muito contribui para que os hospitais possam agregar conhecimento, bem como trocar experiências. Com certeza o objetivo do Congresso foi atingido com êxito”, disse ele. 

A atividade coordenada pelo superintendente geral da Santa Casa de Marília foi dividida em três temáticas centrais: “Modelos de negócios para a cadeia de suprimentos aplicados às filantrópicas”; “Inovações tecnológicas aplicadas ao controle e distribuição de suprimentos que apresentam boa relação custo x benefícios” e “Boas práticas na gestão de suprimentos para evitar fraudes e desperdícios”.
 
No início do dia, Antonio Oliveira, gerente corporativo de Faturamento – Ciclo da Receita, na Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Reinaldo Rodrigues, gerente de suprimentos no Hcor, estiveram à frente da temática “Importância da cadeia de suprimentos no ciclo de receita”.

“Boas Práticas de Gestão das OPME: como a tecnologia otimiza o processo de forma segura, personalizada e inteligente”, foi o tema da palestra ministrada por Joselito Cardoso, Diretor Comercial e Novos Negócios da Inpart Saúde; Rafael Landim, Gerente de Inteligência de Mercado; Danilo Magri, Presidente do Grupo LOGMED; Jefferson Verçosa, Gerente de Suprimentos do HRVP (Hospital Regional do Vale do Paraíba); Márcio do Espírito Santo Diretor Administrativo do HRVP (Hospital Regional do Vale do Paraíba).

No terceiro dia de evento, o superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, apresentou para a plenária o resumo com os destaques de Fórum Temático.

O evento

Em quatro dias de programação, o Congresso Fehosp reuniu as mais diversas áreas de atuação do ambiente hospitalar, desde a alta gestão até os técnicos e lideranças de setores fundamentais. 

No encerramento do Congresso, neste dia 27 de abril, o diretor-presidente da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), Edson Rogatti, ressaltou o propósito do evento, que teve como tema “Saúde Filantrópica: Assumindo o papel de protagonista, construindo novas políticas”. “É nosso papel, enquanto Federação e como liderança dos hospitais, atuar no sentido de construção participativa de novas políticas de saúde. Nos próximos dias, seguiremos juntos, nos preparando para reforçar o nosso papel de grandes propositores das resoluções, iniciando um projeto real para a saúde filantrópica, sendo protagonistas e não somente espectadores”, disse.

Este protagonismo que se refere às Santas Casas e hospitais filantrópicos, e a capacidade de prover uma saúde melhor à população através de setores essenciais como imunização, saneamento básico, investimento em tecnologia e procedimentos de média e alta complexidade, foram pontuados pelo vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Alckmin anunciou que o Extra-Teto para 2024 prevê maior recurso para o Ministério da Saúde, sendo R$ 22 bilhões a mais previsto para a área da saúde; que possibilitou a liberação do recurso emergencial de R$ 2 bilhões para o custeio de serviços prestados pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos por meio da Lei Complementar 197/2022. Outro projeto que receberá financiamento é o programa nacional de redução de filas, exames e cirurgias de especialidades. “Estamos estudando o reajuste da Tabela SUS, especialmente a questão de oncologia.”, completou Alckmin.

A cerimônia de encerramento também contou com a presença do deputado Antônio Brito, presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas; do vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth e o secretário-executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Sérgio Yoshimasa Okane.

Compartilhar matéria no
Superintendente geral da Santa Casa de Marília, Sérgio Stopato Arruda, coordena 32º Fórum Fehosp em Atibaia