Entre os dias 27 de setembro e 11 de outubro de 2024, 49 pessoas ficaram doentes devido a um surto bacteriano que surgiu em hambúrgueres do McDonald’s nos Estados Unidos. Destas, 10 foram hospitalizadas e uma morreu.
De acordo com oficiais de saúde do país, pessoas de dez estados diferentes afirmaram ter contraído a infecção alimentar causada pela bactéria E. coli após comer o lanche Quarteirão. O estado americano com mais casos reportados foi Colorado, com 27 casos registrados.
A princípio, a pessoa que faleceu era idosa, e o Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos comprovou que a morte foi causada pelo surto bacterial do McDonald’s. Além disso, uma das pessoas hospitalizadas é uma criança, que apresenta complicações nos rins por conta da bactéria.
Todas as pessoas investigadas com relação ao surto bacterial afirmaram ter comido um lanche Quarteirão em um McDonald’s pouco tempo antes de adoecerem. Agora, o departamento de Agricultura, Alimentação e Administração de Remédios do país está investigando o caso, focando na carne e nas cebolas utilizadas.
O que é E. coli, responsável pelo surto bacterial do McDonald’s?
As bactérias Escherichia coli, conhecidas popularmente como E. coli, costumam viver no estômago de animais de sangue quente, como vacas. Esse tipo de infecção afeta aproximadamente 74 mil pessoas nos Estados Unidos anualmente, causando mais de 2 mil hospitalizações e 60 mortes.
A doença é principalmente perigosa para crianças menores de 5 anos de idade, por causar falência de rins. Alguns dos sintomas relacionados com o E. coli incluem febre, dores estomacais e diarreia sangrenta.
Fonte: Ric.com
Fonte: Diário do Brasil Noticias