Presente na maior parte das receitas brasileiras, o alho não é apenas um tempero curinga, mas também um superalimento poderoso para a saúde. Por ser rico em nutrientes, o alimento é conhecido por ajudar a fortalecer a imunidade, no entanto, uma revisão publicada na revista Nutrients sugere que o tempero também pode melhorar os níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Para o artigo, os pesquisadores analisaram os resultados de 29 estudos, que, no total, tiveram mais de 1.500 participantes, que ingeriram comprimidos de alho em pó. Ao final da análise, os resultados mostraram que o tempero pode diminuir os níveis de colesterol e de hemoglobina glicada, também conhecida como A1C, que, quando elevada, pode causar diabetes.
“Todos os estudos incluídos que analisaram os níveis de A1C encontraram uma diminuição no grupo que tomou alho, e a redução média do colesterol LDL entre os estudos foi de 8,2 pontos”, explicou Matthew Badgett, médico de saúde integrativa da Cleveland Clinic em Ohio, ao site Everyday Health, apesar de não ter feito parte das pesquisas.
De acordo com Badgett, os impactos do alho para o colesterol mostrados na pesquisa ainda são modestos, mas ele considera a maior parte dos estudos limitada para evidenciar todos os benefícios do alimento. Pesquisas anteriores, inclusive, mostram que o tempero popular ainda pode ajudar a melhorar a pressão arterial, reduzir a inflamação e combater doenças fúngicas.
Abundante em minerais cruciais para o funcionamento do organismo humano, como compostos de enxofre — como alicina, aliina e trissulfeto de metil alil —, potássio, fósforo e zinco, o alho não se popularizou agora, ele é considerado benéfico para a saúde desde a medicina milenar.
Mesmo com a necessidade de mais estudos, os especialistas indicam o consumo do alimento, mas alertam para a importância de seguir um estilo de vida saudável para conseguir desfrutar das vantagens que o tempero oferece.
“Há evidências claras de que o alho é seguro, saudável e traz alguns benefícios. Porém, sem grandes mudanças no estilo de vida, não é provável que tenha um impacto significativo na sua saúde”, afirmou Matthew Badgett ao Everyday Health.
Como o alho oferece diversos benefícios para saúde, é válido incluir o alimento nas refeições para consumi-lo diariamente. Além disso, o superalimento também pode ser um grande aliado daqueles que precisam reduzir os níveis de sódio por ser um substituto do sal no preparo das receitas.
Fonte: Metrópoles