Marcelo Camargo/Agência Brasil

Belo Horizonte registrou a centésima morte por Covid-19 em 2024. O número atualizado foi divulgado na última quarta-feira (27) no boletim epidemiológico da Prefeitura de BH. Ainda segundo o documento, entre os dias 21 e 27 de novembro, 201 pessoas testaram positivo para o vírus na capital. Ao todo, BH já soma 10.662 infectados neste ano.

O boletim epidemiológico ainda revela que na semana entre o dia 21 e 27 de novembro, 25% dos testes de Covid-19 realizados na capital deram positivo. Na semana anterior, de 13 a 21 de novembro, 32% dos testes positivaram. Essa é a maior taxa de positivos desde fevereiro deste ano.

Em meio a alta de infecções por Covid-19 na cidade, os estoques da vacina contra a doença seguem zerados em BH. A prefeitura informou que apesar do crescimento do número de casos, não houve um aumento na demanda por internações hospitalares, leitos de UTI e no coeficiente de mortalidade por Covid-19.

“Até o momento, a incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias, continua abaixo de 20 por 100 mil habitantes”, informou o município.

A PBH também confirmou que ainda não há vacinas contra a Covid-19 disponíveis na cidade e reforça que já cobrou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) sobre a situação.

“Não há, até o momento, previsão de recebimento de nova remessa da vacina para reabastecimento das unidades de saúde. Cabe ressaltar que as vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde que as encaminham aos estados que, por sua vez, as distribuem aos municípios”, disse a Prefeitura de BH.

O que dizem os governos estadual e federal?
Questionada pela Itatiaia, a SES-MG afirmou que o Ministério da Saúde enviou a última remessa dos imunizantes no dia 23 de outubro. A pasta informou que distribuiu as 84 mil doses proporcionalmente para os 853 municípios do estado. Agora, a secretaria admite que também está sem estoques da vacina.

“No decorrer do ano de 2024, houve registro de atraso na entrega de alguns imunizantes e também a diminuição na oferta das doses, em casos específicos. A vacina contra covid-19 tem sido fornecida em quantidade insuficiente”, disse a SES-MG em nota. “De acordo com o órgão federal, a previsão é de que o abastecimento desses imunizantes seja regularizado nos próximos meses”, acrescentou.

Fonte: Itatiaia

Fonte Diário Brasil Noticias

Compartilhar matéria no
UMA VIDA VALE: Com estoques de vacina zerados, BH chega a 100 mortes por Covid-19 neste ano