Médico urologista da Santa Casa de Marília ressalta diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

Palestra abordou particularidades relacionadas à saúde do homem na abertura do Novembro Azul



O médico urologista Eduardo Feniman ressaltou o tema “Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Próstata”, neste dia 5 de novembro, no salão de reuniões da instituição. Foi o evento de abertura da campanha Novembro Azul, dedicada à saúde do homem.

Eduardo Feniman lembrou da importância de manter níveis de testosterona satisfatórios, que podem estar alterados por conta de diversos fatores como obesidade, hipertensão, diabetes e outros fatores de risco que incidem principalmente em homens com idade mais avançada.

O urologista explicou o que é a próstata, uma glândula que contribui com a formação do espermatozoide e desta forma, está diretamente relacionada à reprodução humana. “É importante fazer o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e procurar um médico rotineiramente para verificar se está tudo bem”.

Para quem tem histórico familiar de câncer de próstata é fundamental iniciar o exame de próstata a partir dos 45 anos, caso  o contrário o exame pode começar a ser feito aos 50 anos.

“Por mais que seja incômodo, o toque retal é importante para identificar possíveis alterações na próstata, que podem ser câncer de próstata. Isso pode ser determinante para identificar a doença o quanto antes e aumentar as chances de cura”, disse Eduardo Feniman.

Segundo o profissional, o tratamento pode ser cirúrgico, através de sessões de radioterapia e bloqueio de testosterona.

Novembro Azul

A Santa Casa de Marília estará promovendo mais palestras e orientações sobre prevenção e combate do câncer de próstata neste Novembro Azul.  

No dia 27 de novembro (quarta-feira), às 10h, também no salão de reuniões da Santa Casa de Marília, acontece nova palestra, desta vez com o médico urologista Guilherme Caldas, ressaltando “A importância do diagnóstico precoce na cura do câncer de próstata”.

Palestras externas na CPFL, Carino e ZDA também serão realizadas por profissionais da Santa Casa de Marília para a conscientização dos funcionários destas empresas sobre a importância de fazer o exame, prevenindo ou identificando de forma precoce o câncer de próstata, aumentando assim as chances de cura.

Produção de vídeos com médicos especialistas e pacientes que obtiveram a cura do câncer de próstata está previsto para acontecer nas redes sociais do hospital.

Além disso, as fachadas dos prédios da avenida Vicente Ferreira, do Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal” e da Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Marília estão iluminadas na cor azul em alusão à campanha em prol da saúde do homem.

Fonte: Assessoria de Imprensa – www.santacasamarilia.com.br  

imprensa@santacasamarilia.com.br

Compartilhar matéria no
Urologista da Santa Casa de Marília ressalta diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Com hstórico familiar prevenção começa aos 50. Veja mais