O MGIE, modelo com código aberto lançado pela Apple, permite aos usuários ajustarem imagens por meio de comandos de texto “natural”

Apple lançou um modelo de inteligência artificial (IA) para edição de fotos por meio de comandos de texto (prompts). Chamado MGIE – Edição de Imagem Guiada por Modelo de Linguagem de Grande Escala Multimodal – o modelo, com código aberto, permite que o usuário use linguagem natural para dizer ao editor o que deseja alcançar.

Para quem tem pressa:

  • A Apple lançou o MGIE, modelo de inteligência artificial (IA) de código aberto para edição de fotos, que permite aos usuários ajustarem usando comandos de texto em linguagem natural;
  • Com o MGIE, os usuários podem instruir o editor a fazer alterações específicas, como “deixar o céu mais azul”, e o modelo traduzirá isso em ações de edição concretas;
  • O MGIE destaca-se por sua capacidade de interpretar uma ampla gama de comandos e realizar ajustes complexos, desde edições básicas (cortar, redimensionar, aplicar filtros) até modificações avançadas (alterar fundos, adicionar ou remover objetos, aplicar efeitos artísticos);
  • Além das funções tradicionais de edição, o MGIE é capaz de otimizar a qualidade geral da imagem, ajustando aspectos como brilho, contraste, nitidez e equilíbrio de cores;
  • O modelo também permite edições direcionadas a regiões ou objetos específicos dentro da imagem, permitindo a personalização de atributos como forma, cor e textura.

Por exemplo: um usuário pode simplesmente dizer “deixe o céu mais azul” e o MGIE interpretará isso como “identificar e selecionar o céu, e então aumentar a saturação nesta área em 20%.” E, segundo o site VentureBeat, o MGIE consegue realizar uma impressionante gama de edições. E se o modelo não entregar o resultado esperado, o usuário pode refinar seu pedido ou desfazer o efeito e dar uma instrução diferente.

Editor com IA da Apple

O MGIE executa edições comuns ao estilo Photoshop – por exemplo: cortar, redimensionar, girar, inverter e adicionar filtros. E o modelo também aplica edições mais avançadas, como mudar o fundo, adicionar ou remover objetos e mesclar imagens.

Além disso, o modelo consegue otimizar a qualidade geral de uma foto por meio de ajustes no brilho, contraste, nitidez e equilíbrio de cores. O MGIE também aplica efeitos artísticos como esboço, pintura e desenho animado.

Por fim, o MGIE edita regiões ou objetos específicos em uma imagem – por exemplo: rostos, olhos, cabelos, roupas e acessórios. O modelo também consegue modificar os atributos dessas regiões ou objetos, como forma, tamanho, cor, textura e estilo.

No momento, o MGIE é um modelo de código aberto no Github. Mas há uma demo online na qual você pode carregar suas próprias imagens e brincar com ele.

Testes

Montagem com foto original e editada por modelo de IA da Apple
(Imagem: Reprodução/9to5Mac)

9to5Mac também testou o editor de imagens com IA da Apple. “Uma experimentação breve mostra que definitivamente é uma versão beta inicial, mas certamente vejo o potencial”, publicou o site nesta quarta-feira (07).

No teste, o prompt foi: “deixe o céu levemente mais vermelho”. O MGIE interpretou como: “Deixe o céu na imagem com um tom avermelhado em vez de azulado. Aplique à paisagem urbana uma sombra.” No entanto, a imagem alterada sai cortada do editor, por razões desconhecidas.

Embora a edição do teste não seja utilizável, porque a demo só suporta saídas de muito baixa resolução, o site destacou a forma como a IA ajustou com precisão o reflexo no interior da moldura metálica para combinar com o céu.

Ainda não se sabe quando ou se a Apple vai adicionar essa capacidade ao iPhone conforme o modelo entregar resultados mais polidos. Mas a implementação faria sentido. Afinal, a empresa sempre mira automatizar fotografia com IA, deixando tudo o mais fácil de usar possível.

Por Pedro Spadoni

Compartilhar matéria no
Apple testa editor de imagens com IA estilo ChatGPT
Foto: Ground Picture/Shutterstock