Pesquisa apontou que 44% dos brasileiros pretendem usar ferramentas de IA para encontrar ideias de presentes

A inteligência artificial já faz parte da nossa rotina. A tecnologia tem diversos usos possíveis, sendo um deles ajudar a escolher as compras de fim de ano. É o que aponta uma pesquisa realizada pela marca de cibersegurança Norton.
Segundo o estudo, quase três em cada cinco (59%) brasileiros entrevistados acreditam que a IA é útil e melhora a experiência na hora de comprar online. Além disso, quase metade dos ouvidos (44%) disseram que pretendem usar ferramentas como o ChatGPT para encontrar ideias de presentes, número superior aos 36% do ano passado.
IA pode ser aliada na busca por melhores ofertas
O levantamento apontou que mais da metade (56%) dos brasileiros observaram que os resultados de pesquisas aprimoradas por IA forneceram recomendações personalizadas para suas compras de fim de ano. Além disso, 46% dos entrevistados disseram estar propensos a usar a tecnologia para encontrar as melhores ofertas.
No entanto, embora os consumidores estejam cada vez mais abertos ao uso da inteligência artificial para aprimorar as suas experiências de compra no mundo digital, ainda existe uma necessidade crítica de garantir a segurança e a precisão das informações online.

De acordo com a pesquisa, 53% das pessoas que disseram usar a ferramenta receberam informações imprecisas e 51% dos consumidores entrevistados prefeririam abandonar uma compra se não pudessem falar com um representante real de atendimento ao cliente e tivessem que usar um chatbot.
O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata entre 2 e 11 de setembro de 2024. No total, foram ouvidos mil adultos com 18 anos ou mais.

Recomendações para evitar golpes
- Outro desafio apontado são as fraudes.
- O trabalho da Norton recomenda algumas práticas para proteger os consumidores a não serem vítimas de ações de cibercriminosos, especialmente nessa época do ano.
- Ao realizar compras online, por exemplo, a sugestão é sempre utilizar dispositivos que estejam atualizados com os sistemas operacionais e softwares mais recentes.
- Isso ajuda a minimizar o risco de que golpistas acessem informações sigilosas dos usuários.
- Além disso, é recomendado evitar o uso de wi-fi público sempre que possível para evitar a exposição de suas informações.
- Por fim, analistas afirmam que é fundamental comprar em sites confiáveis.
Fonte: Olhar Digital Alessandro Di Lorenzo