Chatbot poderá oferecer conteúdos personalizados e não precisará repetir detalhes dos pedidos em demasia

Muito em breve, o ChatGPT vai conhecer você melhor – e se lembrar disso. Isso porque a OpenAI está testando a inserção de memória no chatbot.

Com isso, o ChatGPT poderá oferecer conteúdos personalizados e não precisará repetir detalhes dos pedidos em demasia

A informação foi compartilhada pela empresa de Sam Altman nesta terça-feira (13). A companhia informou que a memória só armazenará o que o usuário solicita e não vai gravar tudo o que lhe for informado.

Um exemplo é contar algo que você não queira que o chatbot se recorde, como que você é um executivo, e pedir que ele não guarde a informação. Daí em diante, mesmo não tendo armazenado a informação, ele se apresenta em tom corporativo.

Além disso, a OpenAI demonstrou a memorização de detalhes pessoais, como ter uma filha de dois anos e que gosta de viajar, para que os textos e imagens exibidos sejam próximos às personalidades dos usuários

Mais além

  • Ainda, a plataforma turbinada tem controles adicionais para as memórias;
  • A primeira delas é a possibilidade de desligá-la;
  • Nas definições, ainda, há lista de informações armazenadas na ferramenta e que podem ser excluídas a qualquer momento;
  • Você também poderá criar chat sem memórias sem precisar desativá-las. Nesse caso, isso é possível a partir das conversas temporárias, que duram até 30 dias. Elas não ficam registradas nem no histórico, nem no treinamento do modelo.
Imagem: Divulgação/ChatGPT

Contudo, a OpenAI reforça: você pode “usar o conteúdo que você fornece ao ChatGPT, incluindo memórias, para melhorar nossos modelos para todos”, podendo ser desativado no controle de dados.

A companhia afirmou, ainda, que “não treinaremos com conteúdo de clientes ChatGPT Team e Enterprise”.

Disponibilidade

A novidade já está disponível em algumas contas pagas e gratuitas do ChatGPT, sendo o acesso restrito.

“Lançamos para uma pequena parte dos usuários do ChatGPT gratuito e Plus esta semana para saber como ele é útil. Compartilharemos planos para uma implementação mais ampla em breve”, completou a empresa. Futuramente, os usuários Team e Enterprise também receberão o recurso.

Por Rodrigo Mozelli

Compartilhar matéria no
ChatGPT vai se lembrar de você; entenda
Foto: photosince/Shutterstock