Relatório da AWS mostrou que mais de um terço das empresas da UE adotaram IA ano passado
De acordo com relatório encomendado pela Amazon Web Serviços, mais de um terço das empresas europeias adotaram inteligência artificial (IA) em 2023, acelerando sua meta de transformar a região até 2030 e ter a chamada Década Digital. Entenda abaixo!
Para quem tem pressa:
- A Comissão Europeia apresentou em 2021 a sua visão para a Década Digital de 2030;
- A ideia é que, até lá, tenha conectividade 5G em todos os lugares, 75% das empresas da UE utilizem serviços em nuvem e 80% da população possua competências digitais básicas;
- Com o boom da A em 2023, essa meta ficou ainda mais próxima, revelou o documento;
- Em 2022, apenas um quarto das empresas da UE havia adotado a IA — o relatório da época revelou que, nesse ritmo, a UE corria o risco de ficar dez anos atrasada em seus objetivos da Década Digital;
- Segundo Tanuja Randery, Diretora Geral da AWS, à Reuters, “o ano passado foi crucial” para a “acessibilidade da IA generativa entre consumidores e empresas”.
A adoção acelerada da IA no ano passado ajudou a colocar a Europa no caminho certo para cumprir os seus objetivos da Década Digital.
Tanuja Randery, Diretora Geral da AWS, à Reuters.
A pesquisa, encomendada pela AWS, mas realizada pela Strand Partners, considerou mais de 16 mil cidadãos e 14 mil empresas. Em números, a análise revelou que 38% das empresas já estão ao menos experimentando tecnologias baseadas em IA.
O relatório estimou ainda um impacto econômico positivo vindo da IA. Antes, a estimativa acreditava em uma movimentação de 2,8 biliões de euros na UE, agora, cálculos adicionaram 600 bilhões de euros ao cenário.
Por Tamires Ferreira