A Microsoft reformulou o Copilot, adicionando recursos de voz e visão, tornando-o um assistente de IA mais personalizado e interativoAna Luiza Figueiredo  01/10/2024 12h39, atualizada em 02/10/2024 09h44

Microsoft anunciou uma grande reformulação do Copilot, agora com capacidades de voz e visão, transformando-o em um assistente de inteligência artificial (IA) mais personalizado. As novidades incluem um modo de apresentador de notícias, a habilidade de o Copilot “ver” o que o usuário está visualizando e uma funcionalidade de voz que permite conversas naturais, similar ao Modo de Voz Avançado da OpenAI.

O Copilot foi redesenhado em suas versões para dispositivos móveis, web e no aplicativo do Windows, oferecendo uma interface mais amigável, baseada em cartões. Esse novo design se assemelha ao Pi, assistente de IA personalizado da Inflection AI, cujos funcionários, incluindo Mustafa Suleyman, agora CEO de IA da Microsoft, foram contratados pela empresa.

página inicial redesenhada do copilot
Redesign do Copilot. (Imagem: Microsoft)

Suleyman destacou, em uma carta aberta, que a missão da Microsoft é criar um “companheiro de IA para todos”, ressaltando o potencial de uma era tecnológica mais calma e útil. A nova página inicial agora se adapta ao histórico de conversas do usuário, fornecendo pesquisas úteis, dicas e informações relevantes.

Copilot agora tem foco em personalização e voz

Com a liderança de Suleyman, o Copilot passou a focar mais na personalização e no uso de voz. O assistente agora permite conversas mais fluídas, com o usuário podendo até interromper o chatbot, similar a uma interação com um colega. Os usuários podem escolher entre quatro opções de voz ao configurar o assistente pela primeira vez.

De acordo com Yusuf Mehdi, vice-presidente executivo e diretor de marketing da Microsoft, a aposta na voz é estratégica: “Com o design atual, a conversa com o Copilot se torna natural e é possível vislumbrar o futuro da tecnologia de IA.”

Copilot Vision: IA com visão

Além das novidades na interação por voz, o Copilot agora pode ver o que o usuário visualiza em uma página da web. Esse recurso, chamado Copilot Vision, permite que o assistente forneça informações sobre o conteúdo exibido, respondendo de forma natural a perguntas sobre textos, imagens e outros elementos da página.

Por questões de segurança, o Vision está disponível apenas em alguns sites populares e não funciona em conteúdos sensíveis ou com paywall. A funcionalidade está em fase de testes e os dados visualizados não são armazenados nem usados para treinamento de IA.

Copilot Daily e novos recursos

Outro destaque é o Copilot Daily, que oferece um resumo em áudio de notícias e clima, como se fosse apresentado por um âncora de TV. Esse recurso utiliza conteúdos de parceiros autorizados, como Reuters, Axel Springer, Hearst e Financial Times. Inicialmente, o Daily estará disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A Microsoft também introduziu o Think Deeper, um recurso que permite ao Copilot fornecer respostas mais detalhadas e passo a passo para perguntas complexas. Esse e outros recursos experimentais estão disponíveis no Copilot Labs, onde os usuários podem testar e fornecer feedback.

copilot daily
O Copilot Daily oferece um resumo diário com informações como notícias e clima. (Imagem: Microsoft)

Disponibilidade

O novo Copilot já está disponível nas versões para iOSAndroid, web e no aplicativo do Windows. As funcionalidades de voz serão lançadas primeiramente em inglês para Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e EUA, com expansão para outros idiomas e regiões no futuro.

Por Ana Luiza Figueiredo / Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Copilot da Microsoft ganha cara nova com funções de voz e visão