Facebook está de cara nova: a rede social anunciou mudanças na identidade visual com novo logo e alterações na tipografia, paleta de cores e lista de reações. Apesar disso, não fez nenhuma troca drástica no famoso ícone com a letra F.

O que muda no logo

O novo logo ainda mantém o formato redondo da opção anterior, com o F posicionado no meio de um círculo azul, mas com ajustes pontuais. O antigo tom de gradiente foi substituído por um tom de azul mais escuro, para aumentar o contraste, e a letra recebeu pequenas modificações para se adequar à fonte da empresa.

Não é a mesma coisa que trocar um passarinho pela letra X, mas é possível notar a diferença com as duas versões lado a lado:A diferença entre o logo antigo e o ícone atual do Facebook (Imagem: Reprodução/Meta)

Em comunicado oficial, a equipe de design do Facebook revelou três pontos-chaves no processo: criar um Facebook atualizado e distintivo, unificar a marca para experiências de produtos e marketing, e criar um esquema de cores compreensível, vibrante e mais acessível para as pessoas.

A empresa usou a fonte própria, chamada de Facebook Sans, para alterar a tipografia do logo e aumentar a legibilidade dentro da plataforma. Você pode conferir algumas das mudanças no vídeo abaixo:

Nova paleta de cores

A rede social apresentou uma nova versão da paleta de cores, ainda centrada no azul. A cor principal é voltada para otimizar a acessibilidade e reforçar a identidade em ações de marketing, enquanto os tons secundários criam equilíbrio.

Facebook vai variar entre tons de azul na identidade visual (Imagem: Reprodução/Meta)
Facebook vai variar entre tons de azul na identidade visual (Imagem: Reprodução/Meta)

Reações e ícones remodelados

Quem usa a rede com frequência também vai notar algumas diferenças nas reações e nos ícones da interface. Os emojis do sistema de reações receberam leves mudanças, enquanto o padrão de ícones foi adaptado para ficar legível e flexível em qualquer tamanho.

Novas versões dos ícones e dos emojis de reações (Imagem: Reprodução/Meta)
Novas versões dos ícones e dos emojis de reações (Imagem: Reprodução/Meta)

A rede já começou a inserir as mudanças nos aplicativos do Facebook para celulares e na versão para navegadores. Caso você ainda encontre o logo antigo, é recomendável atualizar o app ou esperar um pouco até a conclusão do lançamento.

Compartilhar matéria no
Facebook revela novo logo, mas mudança não é nada radical