O Google apresentou um par de óculos inteligentes capazes de traduzir idiomas em tempo real. Basta colocá-los e, imediatamente, o usuário consegue compreender o que a outra pessoa está falando ao ler as legendas que aparecem nas lentes.

O anúncio do protótipo foi feito na quarta-feira 11, durante o evento Google I/O — conferência anual do gigante de tecnologia, voltada à inovação. A empresa não informou se os óculos serão comercializados.

“A realidade aumentada pode romper as barreiras da comunicação”, informou o gigante de tecnologia, em outro anúncio dos óculos nas redes sociais. “Isso pode nos ajudar a entender melhor uns aos outros, tornando a linguagem visível.”

Há cerca de dez anos, a empresa já havia dado indícios de que iria investir em óculos inteligentes, quando lançou o Google Glass. O produto, que chegou a ser comercializado, era uma espécie de computador portátil atrelado a um par de óculos.

O produto não foi muito atraente para os consumidores por alguns motivos: lançamento limitado, preços altos e preocupação com a privacidade — tendo em vista que todas as buscas do usuário seriam monitoradas pelo Google. Atualmente, o produto não é mais comercializado.

Contudo, o gigante de tecnologia não desistiu do projeto e comprou, em junho de 2020, a North, empresa que já fabricava protótipos de óculos inteligentes desde 2012, quando foi criada.

Compartilhar matéria no