Abrir fotos de comida em perfis de restaurantes no Google Maps e ficar na curiosidade sobre o que se trata aquele determinado prato pode ser coisa do passado. Isso porque o aplicativo de pesquisas agora conta com uma funcionalidade que correlaciona informações de cardápios e imagens dos alimentos publicadas pelos clientes, tudo de forma automática.
Como funciona a novidade
Ao abrir a seção de fotos no Maps de estabelecimentos como restaurantes, lanchones e cafés, você tem acesso à descrição do prato com base em informações do menu do próprio local. A adição pode ser um reforço às já existentes descrições que os próprios administradores das páginas adicionam em seus registros.
Além de todo o detalhamento, a novidade do Google Maps é capaz de informar valores, sugerir atalho para o cardápio completo e aplicar rótulos distinguindo os alimentos entre as opções “Popular” e “Vegeteriano”. O recurso é acessado em um pequeno menu na parte inferior das fotos de comida, e nele é possível ver um ícone de informação, que mostra detalhes do prato e outras funções.
Confira nas imagens abaixo:
Caso uma informação esteja equivocada ou tenha algum detalhe ofensivo, os usuários podem sugerir mudanças em uma ferramenta de edições. Essa possibilidade é um dos fatores que contribuem para a coleta de dados do Google, que, além de contar com essa ajuda espontânea por parte da comunidade, faz uso de dados disponíveis publicamente na web para relacioná-los às imagens de pratos.
Não se sabe ao certo se o recurso chegará para todos os estabelecimentos cadastrados no Google Maps. Além disso, a função está sendo liberada de forma gradual aos usuário e não há detalhes quanto ao seu lançamento no Brasil.
Por Fabrício Calixto | Editado por Douglas Ciriaco