Agente ambulante será apresentado na próxima CES, em Las Vegas
Assistentes virtuais como a Alexa são muito práticos para as rotinas em casa, mas geralmente, eles estão limitados a dispositivos “fixos”, como caixas de som inteligentes. Diante disso, a LG está desenvolvendo um assistente de IA com uma característica diferente: ele é ambulante.
Sim, isso significa que a novidade consegue se mover pela residência da pessoa, como um robô sobre rodas. Ele foi anunciado nesta última quarta-feira (27) e será oficialmente apresentado no mês que vem na CES, em Las Vegas.
Assistente sem nome (ainda)
Por enquanto, o assistente da empresa sul-coreana é conhecido simplesmente como “agente de IA doméstico da LG”. Nas imagens divulgadas, o robô se parece com um, digamos… despertador com perninhas dotadas de rodas no lugar dos pés.
O charme também fica no design da parte de som como que seria um fone de ouvido, além de dois círculos na pequena tela, imitando olhos (ou realmente sendo olhos digitais que poderão adotar animações conforme comandos – não há detalhes sobre esse tipo de recurso até o momento).
Segundo as informações da LG, o robozinho é capaz de se mover de forma autônoma por diferentes superfícies. Ele é equipado com câmeras ópticas e de detecção de profundidade para navegar e compreender seu entorno.
Utilizando a avançada plataforma Robotics RB5 da Qualcomm, o assistente de IA da LG consegue identificar pessoas, animais de estimação e objetos diversos dentro de casa. Ele também vem com sensores que monitoram variáveis ambientais como temperatura, umidade e a qualidade do ar. Além disso, o robô pode ajustar aparelhos conectados para manter o ambiente ideal.
Ajudando na segurança
O assistente pode ser configurado para fazer rondas de segurança. Por exemplo, quando estiver sozinho em casa, ele pode vigiar pets e verificar possíveis atividades suspeitas ou janelas e luzes que podem ter sido deixadas abertas ou acesas.
Qualquer anormalidade é prontamente comunicada ao usuário via smartphone, e o robô pode até mesmo desligar as luzes através de uma tomada inteligente. Já quando as pessoas retornam ao lar, o agente de IA recebe todo mundo com uma saudação.
A interação “compreensiva” é um detalhe a mais, já que o assistente da LG tem a capacidade de ler emoções através da voz e expressões faciais do usuário. Isso é levado em consideração até mesmo na hora dele selecionar músicas ou um conteúdo de entretenimento para combinar com o humor da pessoa.
Naturalmente, ele também realiza as funções típicas de um assistente de IA como Alexa, oferecendo informações sobre notícias, previsão do tempo e agendas diárias. Tudo isso por meio de reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural e um módulo de voz sintética em seu alto-falante. Agora, é esperar por mais detalhes no grande evento da tecnologia programado para começar em 9 de janeiro de 2024.
Por Ronnie Mancuzo/Olhar Digital