O T Phone, da alemã Deutsche Telekom, deve funcionar a partir de grandes modelos de linguagem (LLMs); ainda não há data de lançamento
A gente não vive mais sem os smartphones. Não sei vocês, mas eu perco a conta de quantas vezes mexo no aparelho durante o dia. Quero ler alguma notícia? Celular. Previsão do tempo? Celular. Redes sociais? Algum joguinho? Planejar uma viagem? Pagar uma fatura? Mandar uma mensagem para alguém? Sim, dá para fazer tudo isso pelo celular.
E para cada uma dessas funções diferentes existe um aplicativo dedicado. É assim desde o primeiro smartphone. O futuro, porém, pode trocar os apps pela Inteligência Artificial. Pelo menos essa é a proposta do T Phone, um protótipo da alemã Deutsche Telekom apresentado durante a Mobile World Congress (MWC) 2024.
A Deutsche Telekom é dona da operadora T-Mobile, que opera em vários países. O celular-conceito apresentado está sendo desenvolvido em parceria com a Qualcomm, marca reconhecida mundialmente pela fabricação de chips, e também com a Brain.ai, especializada em IA generativa.
Como o T Phone deve funcionar
- O T Phone deve operar utilizando grandes modelos de linguagem (LLMs).
- A ideia é que todas as tarefas sejam feitas a partir de alguns comandos relativamente simples.
- O exemplo citado pela empresa envolve o agendamento de um voo.
- Em vez de entrar em um site ou aplicativo, procurar o voo e agendá-lo no horário e dia certo, bastaria realizar um comando com poucas frases para que o celular realize todas essas etapas sozinho.
- Apesar de permitir entradas em textos, o aparelho deve funcionar principalmente por comandos de voz.
- De acordo com a Deutsche Telekom, o objetivo é organizar o dia a dia do usuário e simplificar a interação com o celular.
- Ainda segundo o texto de divulgação, a IA está localizada na nuvem para aliviar a pressão sobre o smartphone e permitir acesso de qualquer aparelho, mesmo os mais básicos.
Sem data de lançamento – e algumas informações que estão faltando
A Deutsche Telekom não confirmou quando seu novo dispositivo estará à venda.
Em nota, a empresa se limitou a dizer que “levará tempo até que eles cheguem às lojas”.PUBLICIDADE
Portanto, não há previsão de lançamento nem expectativa de preço.
A fabricante não divulgou ainda qual sistema operacional servirá de base para a nova interface – se será um Android ou outro software exclusivo.
A empresa também não explicou como vai se livrar dos softwares de terceiros. Ok, a IA vai comprar uma passagem para você. Mas onde ela vai comprar? Ela precisaria entrar no app ou no site da companhia aérea ou do intermediador. A empresa alemã ainda não deu todas as respostas.
As informações são da Reuters.
MWC 2024
A edição de 2024 do Mobile World Congress (MWC), a maior feira de tecnologia móvel do mundo, começou nesta segunda-feira (26) e vai até quinta-feira (29). O evento, realizado em Barcelona, na Espanha, oferece palco para novos conceitos das principais fabricantes e operadoras do mundo.
Esta é uma retomada do evento após dois anos parado, por conta da pandemia, e um retorno gradual em 2023. A expectativa de público para 2024 é igual às estimativas para o evento até 2019. Espera-se que 90 mil pessoas passem pela MWC ao longo dos próximos dias.
As principais gigantes do setor participam e prometem um 2024 agitado, com empresas anunciando novos e poderosos modelos de celulares, tem ainda um smartphone dobrável da Motorola que vira um relógio (!), um laptop da Lenovo com tela transparente, além das últimas atualizações sobre o Galaxy Ring da Samsung.
O Olhar Digital acompanha cada novidade lançada no evento. Você pode conferir todas as informações relacionadas ao MWC aqui neste link.
Por Bob Furuya