Máquina foi treinada por cientistas do Iraque e da Austrália; essa parte do corpo pode revelar informações valiosas sobre o organismo.
Você já se perguntou por que alguns médicos olham a sua língua quando você passa por uma consulta? A técnica passou a ser utilizada aqui no Ocidente há alguns séculos. No Oriente, porém, os profissionais da área observam essa parte do nosso corpo há mais de mil anos.
A língua pode trazer informações importantes sobre a sua saúde. É claro que você não pode basear todo um diagnóstico apenas pela aparência dela. Mas observar algumas alterações pode facilitar a descoberta de doenças.
Pensando nisso, pesquisadores da Middle Technical University, no Iraque, e da University of South Austrália resolveram aliar esse lado da Medicina com o que existe de mais moderno na área de tecnologia: a Inteligência Artificial.
Esses médicos desenvolveram uma IA que consegue avaliar o estado de saúde do paciente analisando apenas… fotos da língua dele. E os resultados foram surpreendentes!
Máquina teve uma alta taxa de acerto
- Os pesquisadores treinaram essa Inteligência Artificial da seguinte forma…
- Primeiro, apresentaram mais de 5 mil imagens de línguas diferentes, nas mais variadas condições de iluminação.
- Na sequência, eles mostraram fotos de pessoas com condições de saúde conhecidas, incluindo asma, diabetes e anemia.
- Segundo os médicos, pessoas com anemia, por exemplo, costumam ter a língua mais esbranquiçada.
- Já pacientes com diabetes podem apresentar um tom mais amarelado.
- Depois de treinarem a máquina, os cientistas resolveram colocar o experimento em prática.
- Aproximaram uma câmera a aproximadamente 20 centímetros da língua de dezenas de pacientes.
- O sistema apresentou diagnósticos em tempo real – e acertou em 98% das vezes!
IA pode substituir um médico?
A resposta é não. Claro que não! Como dissemos, a análise da língua de uma pessoa pode ajudar a formar um diagnóstico ou ser o primeiro passo para chegar à conclusão. Mas não dá para cravar uma doença olhando somente a língua – ainda mais se você não tem o costume de escová-la.
Os pesquisadores desse estudo acreditam que esse sistema poderia ser inserido em alguns smartphones ou aplicativos futuramente. Funcionaria como uma espécie de marcador de saúde, como aqueles que medem a pressão arterial e os batimentos cardíacos.
Eles também afirmam que essa IA poderia ajudar no rastreamento de casos de Covid-19. Um artigo científico publicado na Ucrânia em 2022 descobriu que 99% dos pacientes com casos graves do vírus apresentaram línguas de cor vermelho escura.
Repito: isso não deve substituir um médico. Mas, pensando em futuro e tecnologia, talvez um dia encontremos um app desse tipo no nosso celular.
As informações são do New Atlas.
Por Bob Furuya / Fonte: Olhar Digital