Criadores de conteúdo podem abrir um canal social no Instagram para iniciar conversas, trocar ideias e promover o debate com outras pessoas sobre temas e interesses em comum.
Qualquer pessoa utilizando a plataforma pelo celular pode descobrir um canal social e fazer parte dele, com direito a enviar e responder mensagens. O link de acesso pode ser encontrado na página de perfil ou nos stories de criadores de conteúdo. Também é possível entrar e participar com um convite.
Como funciona um canal social no Instagram
O canal social no Instagram permite a interação entre todas as pessoas, como em um bate-papo em grupo. Nesse espaço, você pode enviar mensagens a outros participantes e ver as conversas na sua caixa de entrada.
Esse canal se difere dos canais de transmissão do Instagram, que são destinados a divulgação de materiais dos influenciadores e não têm a opção de troca de mensagens entre os participantes.
Como entrar em um canal social
Para entrar em um canal social no Instagram, você deve acessar o convite ou clicar no link do canal dentro do perfil ou dos stories de influenciadores e tocar em “Participar do canal social” na mensagem que aparece na tela.
No canal social, não é necessário que os criadores adicionem você ao grupo, mas eles podem exigir a aprovação para que você participe dele. Caso isso aconteça, você será notificado assim que receber o aceite.
Você pode deixar um canal social a qualquer momento e também tem a opção de controlar os tipos de mensagens que recebe e quem pode adicionar você a um canal.
Para que serve um canal social no Instagram
A proposta desses canais sociais dentro do Instagram é criar e promover comunidades em torno de temas e interesses em comum, com a troca de mensagens entre os participantes.
De forma a manter esse espaço seguro, o criador de conteúdo que administra o canal pode remover pessoas ou mensagens a qualquer momento. O próprio Instagram também pode fazer essa exclusão caso encontre violações das diretrizes da rede social.
Os canais sociais estão disponíveis apenas pelo aplicativo para Android e iPhone. No entanto, no momento de publicação deste texto, criadores brasileiros só têm a opção de abrir canais de transmissão, e não canais sociais.