Projeto de mais de US$ 1 bilhão visa criar um dispositivo sem tela para interagir de forma mais natural com a tecnologia Gabriel Sérvio

O ex-diretor de design da Apple, Jony Ive, pode firmar um acordo com a OpenAI para construir o “iPhone da inteligência artificial”. O projeto ambicioso já conta com mais de US$ 1 bilhão em investimentos do Softbank segundo o Financial Times.

O que se sabe até aqui

  • O CEO da OpenAI, Sam Altman, é quem teria procurado a empresa de design de Ive (LoveFrom).
  • O plano é criar o primeiro dispositivo de consumo da dona do ChatGPT.
  • Os rumores sobre a parceria ganharam força esta semana e também foram relatados pelo The Information.
  • Segundo fontes da publicação, a dupla deseja desenvolver um aparelho revolucionário que entregue uma “experiência de usuário natural e intuitiva” para interagir com a inteligência artificial.
CEO da OpenAI, Sam Altman, durante evento
Sam Altman, CEO da OpenAI (Imagem: Wikimedia Commons)

A gigante dos chips Arm, controlada pelo Softbank, também deve apoiar a iniciativa. Só não ficou o que é exatamente o tal aparelho. O Financial Times sugere que será um dispositivo de computação “menos dependente de telas”.

Curiosamente, o CEO da OpenAI é um dos investidores da Humane – uma startup co-fundada por ex-funcionários da Apple que está desenvolvendo justamente um dispositivo de IA sem tela criado para substituir os smartphones.

Há alguns anos, o ex-designer da Apple também expressou preocupação com o fato dos celulares causarem “comportamento compulsivo”.

Compartilhar matéria no
OpenAI e Jony Ive podem criar o ‘iPhone da IA’; entenda