A Tesla revelou sua nova geração de robô humanoide, o Optimus Gen 2, que será capaz de realizar mais tarefas repetitivas, geralmente feitas por humanos.
De acordo com o vídeo divulgado no X (antigo Twitter) por Elon Musk, CEO da fabricante de veículos elétricos, o novo robô apresenta algumas diferenças em relação ao antecessor, como: corpo 10 kg mais leve, 30% mais rápido e movimentos mais parecidos com o dos humanos.
Em publicação no X, o engenheiro sênior de software da Tesla, Julian Ibarz, disse que o vídeo de demonstração é totalmente real e “sem CGI” (imagens geradas por computador). “Tudo em tempo real, nada acelerado. Melhorias de hardware incríveis da equipe”, escreveu.
Confira todas as características do Optimus Gen 2 divulgadas pela Tesla:
- Atuadores e sensores projetados pela Tesla;
- Pescoço acionado por 2-DoF (graus de liberdade);
- Eletrônica e chicotes integrados aos atuadores;
- Aumento de 30 por cento na velocidade de caminhada;
- Sensor de força/torque do pé;
- Seções articuladas dos dedos;
- Geometria do pé humano;
- Redução de peso total de 10 kg;
- Melhor equilíbrio e controle de corpo inteiro;
- Mãos novas e mais rápidas de 11-DoF;
- Detecção tátil em todos os dedos;
- Manipulação delicada de objetos (segurar um ovo).
Como vemos nas imagens, o novo modelo da Tesla parece ter melhorado ao realizar atividades manuais e seus gestos realmente estão mais próximos de movimentos humanos. No entanto, o robô ainda fica atrás do Atlas, da Boston Dynamics, que faz movimentos mais atléticos.
Mas, como observa o New Atlas, o robô da Boston Dinamics ainda está distante de ser utilizado por empresas, enquanto o Optimus já é pensado para tarefas de trabalho em massa.
No vídeo da primeira geração do Optimus, o robô aparecia realizando algumas atividades bem simples numa fábrica da Tesla. Elon Musk já disse anteriormente que tem a expectativa que, no futuro, esses robôs sejam usados na linha de montagem de veículos