As imagens são feitas a partir de um recurso de progressão de idade gerada pela IA e estampam as caixas de leite da marca
A inteligência artificial está sendo utilizada para atualizar e divulgar o rosto de pessoas desaparecidas. A tecnologia faz parte de uma nova campanha da Piracanjuba, em parceria com o Movimento Mães da Sé, para tentar encontrar estes indivíduos. As imagens, feitas a partir de um recurso de progressão de idade gerada pela IA, estampam nas caixas de leite da marca. A embalagem do produto também conta com a idade atual, a informação do último local onde a pessoa foi vista, e uma foto antiga do desaparecido.
Iniciativa tem como objetivo ajudar a encontrar desaparecidos
- A divulgação das imagens nos produtos começou em outubro deste ano.
- Este tipo de campanha é comum em países como os Estados Unidos, mas é a primeira vez que é utilizada no Brasil.
- Apenas no ano passado, cerca de 80.317 pessoas foram registradas como desaparecidas no país.
- O número representa um crescimento de 3,2% com relação ao ano de 2022, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
- Dessas, 52.970 já foram localizadas.
IA é utilizada para refinamento da imagem
O processo de criação das imagens envolveu um estudo cuidadoso de fotos antigas das pessoas. O trabalho leva de 4 a 5 horas e é feito com auxílio de diferentes aplicativos. A IA é utilizada para o refinamento da imagem e para a formação de resultados mais realistas.
O primeiro lote da campanha divulgou fotos de 19 pessoas. Novos lotes com as imagens de outros indivíduos já estão sendo produzidos, priorizando a imagem de crianças desaparecidas há mais de cinco anos. Até o momento, nenhuma das pessoas que estampam as caixas de leite foi encontrada.
Em nota, o Grupo Piracanjuba reforçou que a ação busca gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas. É possível entrar em contato com a Mães da Sé para notificar o reconhecimento de qualquer um dos desaparecidos clicando aqui.
Fonte Olhar Digital