Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), o uso de dispositivos de IoT para casas inteligentes deve crescer 20% até 2023. Outro dado da Aureside, mostra ainda, que atualmente existe uma média de 900 mil a 2 milhões de casas inteligentes no Brasil, números esses que em 2015, eram inferiores a 300 mil.

Mas o que é uma casa inteligente?
O chamado conceito smart home, dispõe de dois grupos: automação de projeto, em que há um planejamento prévio e tudo é pensado antes mesmo do início das obras devido à infraestrutura necessária para a adaptação de sistemas, e plug and play, (conecte e use), em que o morador pode realizar as transformações inteligentes de acordo com a sua preferência e aquisições de produtos. As casas inteligentes são equipadas com dispositivos domésticos e soluções tecnológicas conectadas, que proporcionam mais praticidade, comodidade, segurança, desempenho e economia, além de serem sustentáveis.
Segundo Alexandre Della Volpe Elias, Diretor de Marketing do Grupo Rcell, maior distribuidora de capital fechado de smartphones, games e informática do País, companhia que criou em 2020 a RSmart, uma unidade de negócios voltada à linha de produtos inteligentes (IoT) para a automação residencial, há um impacto no mercado por conta desses produtos, e as marcas estão investindo cada vez mais na criação desse tipo de solução e segmento.
“Vejo as smart homes como uma tendência, e os dados e pesquisas mostram isso. O crescimento se dá não apenas no número de consumidores, que se mostram progressivamente atento aos novos produtos, mas junto aos fabricantes, que também têm apostado nesse nicho”, avalia Alexandre.
Um dado apontado pelo Diretor de Marketing do Grupo Rcell, é o do IDC Brasil, o qual prevê, que o volume de negócios em 2021 supere a marca de US$ 291 milhões, com crescimento de 21% na comparação com 2020. O executivo avalia, inclusive, que esses números, só tendem a crescer nos próximos anos.
Entre as justificativas, Alexandre aponta, que isso se dá, porque é possível definir horários de funcionamento, com garantia de que os aparelhos desliguem automaticamente em um horário programado, o que impacta na redução de custos, por exemplo.
“São muitos os benefícios, os quais primam pela redução de desperdícios, como o da luz acesa sem ninguém no cômodo. Outra característica é o sistema de iluminação, geralmente por LED, que é uma tecnologia mais eficiente frente às lâmpadas tradicionais. Além de serem mais eficientes em si, elas também permitem ajustes de intensidade. É possível controlar remotamente e ter um gerenciamento preciso desses produtos a partir da internet – geralmente usando apps. Essa facilidade de configurar precisamente o uso racional desses recursos, é o ponto chave desse contexto”, explica.
Alexandre pondera ainda, que aparelhos ligados às tomadas em modo stand by, carregadores de celulares e notebooks plugados em tempo integral à parede, mesmo que em uma escala menor, são fontes constantes de desperdício de energia e podem chegar a representar até 12% do gasto total em energia elétrica em uma residência durante o mês, segundo dados do Instituto Akatu.
“Em tempo de aumento excessivo da conta e perspectiva de possíveis racionamentos, colaborar com o bolso e com a sociedade de uma forma geral é um bom caminho. E a solução é simples e tecnológica, a partir da adoção de tomadas inteligentes, que permitam customizar os temporizadores on/off para qualquer eletrodoméstico”, sugere Alexandre Della Volpe Elias, Diretor de Marketing do Grupo Rcell.

DICAS DE PRESENTES RSMART PARA AS SMART HOMES
Nessa época do ano, sobretudo a partir das decorações e iluminações, desde às fachadas de casa até as árvores natalinas, a dica do executivo de Rcell, é apostar nos plugues inteligentes, em que é possível ativar ou desativar os plugues e programar um horário a partir de app ou comando de voz, para ligar e desligar as luzes, por exemplo. Alexandre avalia, que o Natal é uma oportunidade para que as pessoas testem essa praticidade da automação residencial, a qual pouco a pouco, tem sido democratizada no Brasil.
“Já é possível afirmar que todos podem ter acesso a esses dispositivos, que sem dúvidas, apresentam um melhor custo-benefício se comparados às luzes e decorações tradicionais. O Natal é, inclusive, uma ótima oportunidade para que os indivíduos iniciem esse processo de familiaridade com as smart homes”, sugere.
Alexandre ainda dá dicas de presentes a partir da RSmart, que nasceu com o objetivo de desenvolver produtos inovadores, fáceis de manusear, e acessíveis a todas as classes.

Confira:
SMART Lâmpada Wi-Fi: permite 16 milhões de cores configuráveis e programação de horário para ligar ou desligar de qualquer lugar;
Tomada SMART Wi-Fi: permite customizar os temporizadores on/off para qualquer eletrodoméstico;
Controle Universal Smart Wi-Fi: o consumidor precisa apenas instalar, centralizar todos os controles diretamente em seu celular e comandar tudo por meio de um clique;
Os produtos RSmart possuem a certificação da ANATEL e certificação oficial de compatibilidade com Alexa. Conheça a loja: http://www.lojarsmart.com.br/

Sobre a RCell
A Rcell é a maior distribuidora de capital fechado de eletrônicos do País. Com mais de 19 anos de tradição no segmento no mercado brasileiro e cobertura de logística que alcança mais de 28 mil pontos de vendas em todas as regiões do Brasil. Dispõe de três Centros de Distribuição (CDs), sendo em: São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. É a distribuidora oficial de 34 fabricantes dentre eles smartphones da Asus, LG, Motorola, Philco e Samsung, dos notebooks Samsung, Philco e Asus. Em 2020, anunciou as parcerias para a distribuição de produtos da Suggar, Electrolux, Mallory, Wap, Whirpool e mais recentemente a Singer. A Rcell dispõe ainda de site B2B; www.lojarcell.com.br, voltado exclusivamente para atender o varejo que prefere uma venda automatizada e inteligente, sem interferência humana com toda a linha de produtos comercializados pela Rcell. A loja possibilita que o varejista opte pelo modal que melhor lhe atende, e ainda realiza os cálculos dos impostos dos produtos em tempo recorde.
No universo dos games, a Rcell é a distribuidora oficial no País das três grandes fabricantes mundiais de consoles Sony PlayStation, Nintendo e Microsoft XBox, além de ser a representante dos principais estúdios e publishers de jogos como Capcom, EA, Konami, Ubisoft e Warner Bros Games no Brasil. Já no universo dos e-sports, a Rcell é distribuidora oficial da holandesa Trust e da Corsair.
Em 2020, comercializou 4,6 milhões de produtos, sendo há quatro anos seguidos, a distribuidora líder em número de ativações de smartphones Samsung com mais de duas milhões de unidades no ano. Em 2018, foi premiada por comercializar mais de 400 mil consoles de videogames no país, recorde mantido pela empresa atualmente. Configura na 254º colocação entre as 300 maiores empresas do Brasil em ranking divulgado pelo Valor 1000 – 2021.

Compartilhar matéria no
Tendências para os próximos anos e a relação com a redução de custos
O chamado conceito smart home, dispõe de dois grupos: automação de projeto, em que há um planejamento prévio e tudo é pensado antes mesmo do início das obras devido à infraestrutura necessária para a adaptação de sistemas, e plug and play, (conecte e use), em que o morador pode realizar as transformações inteligentes de acordo com a sua preferência e aquisições de produtos.