Nova versão se chama “Mirai Ningen Sentakuki” (máquina de lavar humanos do futuro, em tradução livre); veja como ela deve ser e funcionar
Mais de 50 anos depois de chamar atenção na Exposição Mundial do Japão, em 1970, a futurística “máquina de lavar humanos” está de volta, atualizada para o século 21. A nova versão se chama “Mirai Ningen Sentakuki” (máquina de lavar humanos do futuro, em tradução livre).
O dispositivo está sendo desenvolvido pela fabricante de chuveiros de Osaka, Science Co., em homenagem à exposição de 1970. E deve ser apresentado na Expo Osaka Kansai em abril de 2025, segundo o Asahi, um dos jornais mais antigos do Japão.
Máquina de lavar pessoas fascinou criança que virou presidente da empresa que quer relançá-la
A primeira versão da máquina, chamada Ultrasonic Bath, foi mostrada pela Sanyo Electric Co. (hoje Panasonic Holdings Corp.) em 1970. Apesar de não ter tido sucesso comercial, impressionou muitos visitantes – entre eles, Yasuaki Aoyama, que na época era um aluno da quarta série.
Aoyama ficou fascinado pela máquina. Agora, como presidente da Science Co., quer trazer essa ideia de volta usando tecnologia moderna.
A nova versão da máquina, que parece um cockpit de avião, promete uma experiência relaxante e personalizada. Funciona assim:
- Uma capa transparente que se abre para a pessoa entrar;
- Quando o banhista se senta, a cabine se enche parcialmente com água quente;
- Sensores embutidos medem dados como o pulso da pessoa, para garantir uma temperatura confortável;
- Um sistema de inteligência artificial verifica como a pessoa está se sentindo e projeta imagens dentro da cabine para ajudar a relaxar.
A lavagem e secagem duram 15 minutos. Durante a Expo Osaka Kansai, mil visitantes terão a chance de experimentar a máquina, com reservas feitas por uma página especial no site da empresa. Aoyama diz que cerca de sete a oito pessoas poderão usar a “máquina do futuro” por dia.
“Estamos com cerca de 70% do projeto pronto“, disse Aoyama numa palestra no final de outubro. “Queremos oferecer uma nova máquina de lavar humana como um legado da Exposição de 1970.“
Além da versão apresentada na Expo Osaka Kansai, a empresa planeja lançar uma para uso doméstico. Assim, as pessoas poderiam ter em casa uma experiência com tecnologia moderna e um toque de nostalgia de um futuro imaginado há mais de 50 anos.
Fonte Olhar Digital