Segundo Elon Musk, o objetivo é aumentar a quantidade de robôs humanoides que são usados nas fábricas da Tesla

Um dos sonhos de Elon Musk é que a Tesla consiga produzir os seus robôs humanoides em grande escala no futuro. Este desejo já foi manifestado publicamente pelo empresário em diversas ocasiões e acaba de ser reforçado por uma nova declaração.

O bilionário disse que a empresa responsável pelos famosos veículos elétricos pretende construir 10 mil exemplares do Optimus ainda neste ano. No entanto, ele próprio admitiu que esta é uma meta bastante ambiciosa.

Robôs serão utilizados nas fábricas da Tesla

A afirmação de Musk aconteceu em teleconferência após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2024 da Tesla. Segundo analistas, esta declaração tem como objetivo amenizar a relação com os investidores em meio a um momento não tão vantajoso para a empresa.

Na sua fala, o empresário disse que o número a ser batido é de 10 mil robôs. No entanto, destacou que talvez esta meta não possa ser atingida, com o desenvolvimento de alguns milhares de exemplares do Optimus sendo um objetivo mais realista.

De qualquer forma, ele garantiu que a aumentar o número humanoides nas fábricas da empresa seria muito útil para a Tesla. A companhia já anunciou que usa alguns robôs para determinadas tarefas, embora nunca tenha dado maiores detalhes sobre este processo ou o andamento dele.

Para o futuro, o objetivo é desenvolver milhares de unidades por mês. Além disso, Musk quer que sua empresa comece a vender os robôs para outras empresas ou até mesmo pessoas. O preço estimado seria de US$ 20 mil (cerca de R$ 120 mil), mas não há uma previsão de data para que a comercialização se torne uma realidade.

Optimus: o futuro de Musk

  • O Tesla Bot foi anunciado durante o evento AI Day da empresa em 2021.
  • Na ocasião, um ser humano fingiu ser um robô humanoide e fez movimentos de robô e de dança.
  • Já em maio de 2023 a Tesla mostrou vários protótipos de robôs em funcionamento que podiam andar e pegar coisas sem ajuda.
  • A tecnologia, segundo fontes, poderia substituir humanos nas linhas de montagem de veículos fazendo tarefas repetitivas.
  • Apesar de todo o potencial, a Tesla produziu poucas unidades do robô até agora.
  • O principal problema diz respeito ao fornecimento de atuadores, dispositivos que possibilitam movimentações ou o controle de cargas e mecanismos, criando movimento a partir da conversão de energia armazenada em trabalho mecânico.

Fonte Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Tesla quer construir “exército” de 10 mil robôs humanoides este ano