Elon Musk anunciou mais um recurso futuro do X, antigo Twitter, por meio de uma publicação na própria rede social. Segundo ele, a plataforma pode começar a publicar vagas de emprego em breve, fazendo concorrência direta ao LinkedIn, só que de um jeito mais “legal”.
- LinkedIn supera rivais de peso e é a rede social preferida dos brasileiros
- Startup ensina programação de graça até aluno conseguir emprego
A fala do proprietário do X não trouxe muitos detalhes, mas veio em resposta a um usuário que criticou a rede social profissional, cuja dona é a Microsoft. Musk afirma não conseguir usar o LinkedIn e achar que a experiência tem “altos níveis de ‘cringe’”; quando recebe um link de lá para um possível candidato, ele diz preferir que currículos e outros detalhes sejam enviados por e-mail.
“Às vezes, as pessoas me mandam links do LinkedIn, mas o nível de ‘cringe’ é tão alto que não consigo usar, então peço para que o currículo ou resumo seja enviado por e-mail.
Vamos garantir que a competição do X ao LinkedIn seja legal.”
Não se trata apenas de uma fala como tantas outras do bilionário, já que ela acompanha mudanças nos termos de uso voltadas, justamente, para a coleta de dados de trabalho. Em uma atualização publicada neste começo de semana em seus termos de uso, o X revelou que pode começar a coletar o histórico educacional e profissional dos usuários, outra indicação de que um recurso de busca por emprego vem aí.
Enquanto campos ou funcionalidades específicas para isso não aparecem na rede social, ela também tem seus avanços do lado de fora. Em maio, a X Corp adquiriu a startup de recrutamento Laskie, que trabalha de forma focada no mercado de tecnologia americana. A aquisição não foi confirmada nem teve detalhes divulgados, mas seria mais um passo rumo à abertura do Twitter como espaço de busca por emprego.
Testes já estão em andamento
Para completar o cenário, alguns pequenos experimentos relacionados à publicação de vagas de trabalho no X já foram realizados por empresas selecionadas. As iniciativas aparecem em meio ao feed comum de publicações, sem recursos focados aos profissionais, mas já permitem uma visualização diferenciada de publicações do tipo.
Um desses testes aconteceu em julho, quando a empresa de mídia Workweek publicou destaques com vagas de emprego em seu perfil oficial no X. As oportunidades apareceram como quadros de destaque logo abaixo da bio, com o clique levando os usuários a páginas externas onde eles poderiam aplicar aos trabalhos.CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A ideia é que o recurso esteja atrelado à assinatura corporativa do Blue, a versão paga do Twitter. Enquanto o uso da funcionalidade em si será gratuito, ele estará disponível apenas às contas verificadas empresariais, que pagam até US$ 1.000 por mês para terem acesso a opções exclusivas na plataforma.