Criado por uma empresa norte-americana, robô controlado por IA realizou um preparo para coroa dentária em apenas 15 minutos
Pela primeira vez na história, um procedimento odontológico foi realizado em um paciente humano por um robô. O “dentista do futuro” controlado por inteligência artificial foi criado pela norte-americana Perceptive, e realizou o preparo de um dente para receber uma coroa dentária cerca de oito vezes mais rápido do que um profissional humano.
- A norte-americana Perspective criou um robô dentista controlado por IA – e ele já realizou seu primeiro procedimento odontológico em um humano: um preparo para coroa dentária;
- Geralmente, o procedimento leva duas horas e é dividido em duas consultas, mas o robô finalizou tudo em 15 minutos;
- Um scanner portátil cria modelos 3D detalhados da boca e permite que o robô substitua os raios X pela tomografia de coerência óptica (OCT);
- Um dentista humano discute os detalhes do procedimento com o paciente, e, depois, o robô entra em ação;
- A tecnologia ainda não foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), e a Perceptive não estabeleceu um cronograma de lançamento.
O sistema usa um scanner portátil para criar modelos 3D detalhados da boca, substituindo a necessidade dos raios X pela tomografia de coerência óptica (OCT) – que usa feixes de luz para construir os modelos. A empresa explica que, antes do procedimento, os pacientes discutem os detalhes com um dentista humano, e depois o robô bota as mãos na massa.
Robô dentista realizou procedimento de 2 horas em 15 minutos
Para realizar o procedimento da coroa dentária – que, de acordo com a Perspective, geralmente leva duas horas e é dividido em duas consultas -, o robô dentista levou cerca de 15 minutos. A empresa também destaca que, até o momento, todos os testes de simulação com humanos em movimento foram bem-sucedidos.
“Estamos entusiasmados em concluir com sucesso o primeiro procedimento odontológico robótico totalmente automatizado do mundo. Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos odontológicos e democratiza o acesso a melhores cuidados, para melhor experiência do paciente e resultados clínicos”, diz Chris Ciriello, CEO e fundador da Perceptive.
Entretanto, a implementação da tecnologia ainda deve levar alguns anos, já que o robô ainda não foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) e a Perceptive não estabeleceu um cronograma de lançamento.
Por Ana Julia Pilato do Olhar Digital