O acordo permitirá o compartilhamento de tecnologia entre as empresas e é esperado que a Volkswagen lance novos modelos a partir dele
A Volkswagen anunciou que irá investir até US$ 5 bilhões (mais de R$ 27 bilhões) em uma parceria firmada com a Rivian, uma das rivais da Tesla no mercado de carros elétricos. As empresas estão lançando uma joint venture para desenvolver plataformas para “veículos definidos por software”.
Investimentos serão feitos até 2026
A parceria permitirá o compartilhamento de tecnologia entre as companhias. A VW, por exemplo, terá acesso imediato ao software da Rivian.
O acordo estabelece que a montadora alemã faça um investimento inicial de US$ 1 bilhão (pouco mais de R$ 5,4 bilhões) na Rivian, seguido por mais dois aportes do mesmo valor em 2025 e 2026. A Volkswagen ainda pretende disponibilizar outros US$ 2 bilhões (quase R$ 11 bilhões) em lançamentos e empréstimos.
O comunicado divulgado destaca que tanto a VW quanto a Rivian devem lançar novos modelos como resultado da parceria. No entanto, continuarão operando separadamente.
Volkswagen e Rivian devem ganhar muito com o acordo
A parceria foi anunciada em um momento difícil para os dois lados.
Enquanto as startups de veículos elétricos têm enfrentado uma desaceleração na demanda em meio às altas taxas de juros e a menos capital, as montadoras tradicionais têm tido dificuldades para construir veículos movidos a bateria e software avançado.
A Rivian, fundada em 2009, enfrenta sérias dificuldades financeiras e precisa urgentemente de novos aportes para buscar um equilíbrio que possibilite a manutenção das operações.
Nos primeiros trimestre deste ano, a empresa teve um prejuízo líquido de mais de US$ 1,4 bilhão e decidiu abandonar os planos de construção de uma nova fábrica na Geórgia, nos Estados Unidos.
Além disso, cortou 10% de seus funcionários.
A Volkswagen, por sua vez, tem sido cada vez mais pressionada pelo avanço de empresas de veículos elétricos como a Tesla e a BYD.
Desse modo, o acordo vai permitir que a marca alemã acelere a transição dos carros movidos a combustíveis fósseis para os EVs.
Por Alessandro Di Lorenzo – Olhar Digital