A Meta anunciou que está lançando novos recursos que irão melhorar as videochamadas pelo WhatsApp. Segundo a empresa, agora será possível compartilhar a sua tela com mais participantes, dar destaque ao anfitrião (palestrante) da chamada, entre outras coisas. Atualização vem como uma forma de tornar a plataforma um concorrente mais viável do Zoom, FaceTime e Google Meet.
O que mudou nas videochamadas do WhatsApp:
- Agora as videochamadas no WhatsApp suportam até 32 pessoas participantes. O aumento é significativo em relação ao limite anterior de oito pessoas, implementado em 2020, durante a pandemia da Covid-19;
- Além disso, o mensageiro recebeu também um novo recurso de compartilhamento de tela: elas serão transmitidas em resolução mais alta se sua rede for rápida o suficiente para suportá-la;
- O alto-falante também recebeu ajustes. Agora, em uma chamada em grupo, a pessoa que fala aparecerá primeiro na fila de participantes e a sua fotografia será destacada, facilitando a identificação de quem está com o ‘microfone’;
- O WhatsApp também destacou uma mudança para o codec MLow para chamadas mais claras. A nova compressão deve limpar o ruído e o cancelamento de eco, útil para ambientes barulhentos.
As novidades chegam após uma onda de outras atualizações no WhatsApp, que tenta não ficar para trás quando comparado a rivais como Telegram. Recentemente, por exemplo, o mensageiro se tornou mais personalizável ao ganhar um novo recurso que permite alterar a cor principal do balão das mensagens — e isso após a mudança da cor das notificações e botões para verde no iOS (antes padronizado no azul).
Contudo, a notícia mais recente e que mais chamou atenção para o aplicativo de mensagens da Meta foi a chegada do PIX no WhatsApp Pay.
Cabe lembrar que, quando o WhatsApp Pay foi lançado, em 2021, ele foi visto como um rival para o Pix no Brasil devido semelhanças entre as opções de transferência. Segundo o head de mercados estratégicos do app, Guilherme Horn, à Reuters, as funções são, na verdade, complementares, seja na transferência de recursos ou para compra de produtos. Saiba mais aqui!