Foto: Reprodução

Cinco das 10 melhores praias do mundo estão no Brasil, de acordo com a edição 2024 do levantamento anual do Centro Internacional de Treinamento para Gestão e Certificação de Praias (CIF-PLAYAS).

O órgão internacional, que possui sedes no Chile, na Colômbia e no Canadá, avaliou 123 praias na Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nova Zelândia, Peru, Porto Rico, Espanha e Venezuela para chegar à lista final.

É importante notar que apenas três continentes e pouco mais de uma dezena de países estão contemplados na análise — a própria organização reconhece que o ranking é, na verdade, uma ferramenta de informação para turistas sobre a qualidade dos destinos, já que a maioria das listas de melhores praias do mundo oferece apenas avaliações subjetivas sobre o local, descrevendo sua beleza segundo a opinião de quem a visitou.

Com uma equipe enxuta de 46 avaliadores, entre eles oceanógrafos, engenheiros, geógrafos, químicos e educadores, envolvidos no processo, a organização não ampliou o estudo em outras áreas até então. Foram levados em consideração na avaliação a estrutura de recreação da praia, seu estado de proteção ao meio ambiente, conservação e capacidades sanitárias. Conheça as 10 mais de 2024, segundo o CIF-PLAYAS:

10ª: Praia Azeda, em Búzios, Brasil
Pontuação: 0,900 (de 1 ponto possível)

Localizada no centro histórico de Búzios, a Praia da Azeda-Azedinha foi considerada “o único grande sítio remanescente de espécies vegetais e animais” da região. Contaram a favor dela ainda sua beleza “cênica”, a paisagem vegetal, as águas claras, areias rosadas e ainda a presença de uma joia histórica, o casarão conhecido como “Mansão da Azeda”.

9ª: Praia do Forno, em Búzios, Brasil
Pontuação: 0,900

Situada entre o Parque Municipal da Lagoinha e o Parque Estadual da Costa do Sol, ambos considerados duas importantes unidades de conservação do país, a Praia do Forno também se destacou por ser uma “notável remanescente de espécies vegetais e animais” naturais de Búzios — e que correm o risco de não ser vistos em nenhum outro lugar.

Assim como no caso da Praia da Azeda, a beleza da paisagem, a vegetação, águas claras e areia rosada contaram pontos a favor. Mas ela se destacou porque ainda oferece um importante atrativo aos visitantes: é ponto de partida do Búzios EcoTrail, o circuito oficial de trilhas ecológicas da cidade de Búzios.

8ª: Perla Blanca, em Cayo Santa María, Cuba
Pontuação: 0,904

A praia natural limitada por rochas tem apenas 400 metros de extensão e uma faixa de areia de largura média de 25 metros, mas foi o suficiente para galgar o oitavo lugar na lista. Sua areia de grãos médios a finos é biogênica, ou seja, é resultado da decomposição de organismos vivos na orla. Todo o local é um paraíso preservado de outras eras, com águas claras e dunas fósseis de mais de oito metros de altura.

Seu complexo vegetal costeiro também foi considerado “bem conservado” e a praia foi elogiada por ter serviços básicos de alimentação, acessibilidade e segurança para os visitantes.

7ª: La Estrella, em Cayo Santa María, Cuba
Pontuação: 0,905

Esta praia em um enclave na Baía de Santiago de Cuba e perto do Castelo de El Morro recebe um grande número de turistas nacionais e internacionais, mas mesmo assim oferece boa estrutura para banho, caminhadas, banho de sol, pesca e pesquisa, segundo a avaliação do CIF-PLAYAS.

6ª: Grumari, no Rio de Janeiro, Brasil
Pontuação: 0,906

Considerada uma praia rural, Grumari tem 2,5 km de extensão e areia diversificada, segundo a CIF-PLAYAS.

Os quiosques ao longo da costa e ondas favoráveis para o surfe foram avaliados como pontos fortes da praia, que ainda foi descrita como um local de “características marcantes” graças à presença de uma lagoa na faixa de areia, falésias rochosas que a separam de outras praias dos entornos e um canal de rio em uma de suas extremidades.

No entanto, o acesso a Grumari é tido como difícil, já que é necessário chegar de carro particular ou alugado até lá.

5ª: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador, Brasil
Pontuação: 0,915

“Bela praia de areia”, graças à sua faixa larga de cerca de 50 metros de largura, Nossa Senhora de Guadalupe é banhada pelas águas da Baía de Todos os Santos e por isso oferece aos visitantes banhos quentes em sua orla de cerca de 500 metros a cerca de 28 ºC na maior parte do ano.

Ela ainda se destacou por ser cercada de duas belas elevações rochosas, além de vegetação remanescente da Mata Atlântica.

4ª: Playa Varadero (Hotel Internacional), em Varadero, Cuba
Pontuação: 0,928

“Joia turística de mais de 300 metros de extensão”: assim foi descrita Varadero Internacional, com sua faixa de areia fina e branca bem ampla, de cerca de 50 metros de largura, em frente ao Hotel Meliá Internacional.

As águas azuis cristalinas tornam o cenário paradisíaco, na opinião do avaliador, mas a estrutura fornecida pelo hotel — com área para banho de sol de 22,5 mil metros quadrados — a coloca bem à frente da maioria das representantes desta lista. Ela também se destacou por dunas estruturadas, vegetação original e fauna local preservada, além de limpeza e infraestrutura respeitosa ao meio ambiente e tida como um encontro harmônico entre sustentabilidade e conforto.

3ª: Varadero Histórico, em Varadero, Cuba
Pontuação: 0,937

Varadero Histórico é a “porção turística” de Varadero, explica o ranking, já que está fora do circuito de hotéis mais modernos. “Trata-se de um areal linear de excepcional qualidade”, elogia o CIF-PLAYAS. A praia possui certificação para o seu programa de gestão há mais de 30 anos, além de altos índices de visitação e boa estrutura de serviços.

2ª: Praia de Itaúna, em Saquarema, Brasil
Pontuação: 0,943

“Conhecida por sua beleza natural, águas cristalinas e areia fina, a praia de Itaúna é palco de importantes competições esportivas”, salienta o ranking, que ainda lembra que Saquarema é também a capital nacional do surfe graças a “ondas perfeitas”. Situada a cerca de 2,5 km do centro da cidade, ela é acessível de carro, bicicleta ou ônibus, um ponto a seu favor.

Além disso, ela sai à frente da concorrência por possuir estrutura de banho assistido para pessoas com deficiência, dependendo das condições do mar, além de quiosques com banheiros, chuveiros, estacionamento e bicicletários. Seus entornos oferecem ainda ampla gama de restaurantes, bares, lojas de presentes, sorveterias, padarias, mercearias e pousada, além de fácil acesso à delegacia de polícia, postos de saúde e hospital.

1ª: Varadero (Meliá Las Antillas), em Varadero, Cuba
Pontuação: 0,951

A porção de Varadero ligada ao Hotel Meliá Las Antillas é uma praia linear e aberta, com cerca de 500 metros de extensão e 50 metros de largura. Com areia branca e fina, águas azuis e transparentes, ela enche os olhos de turistas. Mas assim como em outras colocações, ela se destaca também por boa conservação e pela recuperação realizada ali das dunas e vegetação originais.

O sistema de gestão da praia, mantida pelo hotel, foi considerado “impecável” já que “oferece todos os serviços típicos das praias turísticas”, mas com sustentabilidade.

Com informações de UOL

Compartilhar matéria no
Brasil tem 5 das 10 melhores praias do mundo. Confira a lista
Foto: Reprodução