Desde o dia 20 deste mês, o MIS, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz novidades de conteúdo digital em todas as suas plataformas, por meio da campanha MIS em Casa.
A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março. Assim, o MIS continua com sua programação de cinema, música, fotografia e muito mais – desta vez, online.
INTERAÇÃO / Além de novidades (vídeos e conteúdos inéditos, interação com o público, cursos online e estreia do Blog MIS), o público também poderá ver – ou rever – as exposições exclusivas dentro da plataforma Google Arts & Culture.
O MIS em Casa acontece no site (www.mis-sp.org.br) e em todas as redes sociais do Museu (Facebook, Instagram, Youtube, Spotify eTwitter). Os usuários podem participar ativamente da ação usando a hashtag #misemcasa.
EXPOSIÇÕES VIRTUAIS / O MIS integra o Google Cultural Institute com três exposições exclusivas que apresentam recortes temáticos do acervo: Cinema Paulista nos anos 70; A mulher na Revolução de 32; e Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970.
O Google Cultural Institute é uma plataforma na qual o Google realiza parcerias com centenas de museus, instituições culturais e acervos históricos para hospedar on-line os patrimônios culturais do mundo. O acesso ao tour virtual é gratuito, no link: https://artsandculture.google.com/partner/museo-da-imagem-e-do-som
YOUTUBE / O canal do MIS no Youtube, que já conta com uma extensa lista de vídeos exclusivos sobre bastidores e coberturas de seus eventos, ganhará novidades: além de vídeos inéditos sobre conteúdos já gravados, o Museu planeja lançar cursos e bate-papos exclusivamente online nas próximas semanas. O endereço do canal do MIS no Youtube é: www.youtube.com/missaopaulo.
REDES SOCIAIS / A cada dia da semana, as redes do Museu (Facebook, Instagram e Twitter) ganham novos conteúdos, separados por temas (como Top Exposições, Ciclo de Cinema e Psicanálise, Acervo, Fotografia e Música). Outro destaque é a ação interativa com o público #vcnomis. O Museu irá compartilhar vídeos e fotos de visitantes contando suas experiências mais marcantes no museu.
BATE-PAPO / Para inaugurar o MIS em Casa, os internautas conferiram, na íntegra, o bate-papo que o cineasta Fernando Meirelles realizado no Museu sobre o filme Dois Papas (dirigido por Meirelles, o longa recebeu três indicações ao Oscar 2020).
A atividade, realizada parceria com a Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP), aconteceu no dia 7 de fevereiro deste ano.
O Pontos MIS, programa de difusão do Museu da Imagem e Som de São Paulo, irá realizar semanalmente a exibição doméstica de um filme de grande repercussão com um bate-papo ao vivo após a exibição.
Os bate-papos sempre contarão com a mediação de um especialista ou um representante da produção do filme. A conversa será feita por meio de streaming no YouTube disponível para todos.