Neste período de pandemia do coronavírus, a recomendação para todas as pessoas, em especial para as idosas, é clara: fique em casa!
Por isso o Polo Cultural da Terceira Idade, no Cambuci, na cidade de São Paulo, suspendeu as 22 oficinas presenciais.
Mas, para não se sentirem só neste período de necessário isolamento social, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, lançou nesta segunda-feira (23) o “WhatsApp Solidário” – um projeto que visa unir grupos de idosos.
CONTEÚDO / O “WhatsApp Solidário” promoverá atividades sugeridas diariamente e à distância. Todas as manhãs, serão encaminhadas orientações sobre prevenção, dicas de bem-estar e qualidade de vida, com vídeos temáticos sobre culinária, jogos on-line, filmes, yoga, teatro, aulas de dança e jogos de memória, entre outros.
ATIVIDADES / A partir do momento que esses vídeos são lançados, a proposta é mobilizar os idosos a realizarem essas atividades dentro de suas casas e a compartilharem as experiências em vídeos, áudios e textos, todos os dias.
A proposta é ofertar as atividades, que antes eram realizadas presencialmente e que agora poderão ser feitas de forma virtual, na tentativa de manter o convívio e seus laços afetivos. A primeira atividade que inaugurou o grupo nesta segunda foi a declamação de poesias entre os participantes.
PROGRAMA / O projeto reúne cerca de 250 usuários do Polo Cultural da Terceira Idade, do programa “Espaço Longevidade” e do Grande Conselho Municipal do Idoso.
“Temos consciência do momento delicado por que passamos, sobretudo as pessoas idosas, alvo de nossas ações, e, infelizmente, vulneráveis frente à pandemia. Nesse momento, gostaríamos de garantir que se, por ora, elas não têm um convívio pessoal, que elas se sintam amparadas pelos nossos serviços públicos de forma virtual”, afirmou a secretária municipal de Direitos Humanos, Claudia Carletto.