Aeronave de empresa sueca pode possibilitar que aconteçam voos de companhias aéreas totalmente elétricos já em 2028
A Heart Aerospace, uma companhia sueca, deverá lançar seu avião híbrido-elétrico em 2028, após atingir vários marcos significativos nos últimos meses.
Apresentado pela primeira vez em 2022, o modelo ES-30 foi projetado para tornar as viagens regionais mais limpas e eficientes. (Nove outras empresas desenvolveram conceitos para fazer o mesmo.)
O híbrido pode funcionar com baterias de ion-lítio ou com combustível de aviação sustentável (SAF), o que significa que produzirá menos emissões do que as aeronaves tradicionais. Também será mais barato operar do que os concorrentes convencionais, segundo a companhia.
Especificações do avião híbrido ES-30
- Alimentado por quatro motores elétricos, o ES-30 pode voar 200 quilômetros em “modo elétrico” livre de emissões ou 400 quilômetros em “modo híbrido” com a ajuda de dois turbogeradores.
- O sistema híbrido de reserva significa que os geradores só entram em ação quando é necessário grunhido adicional em rotas mais longas.
- O ES-30 também será mais silencioso do que embarcações movidas a gás e poderá decolar em pistas de até 3.609 pés (1,1 km).
- O ES-30 também oferecerá todos os confortos habituais. A cabine espaçosa possui três assentos lado a lado que podem acomodar até 30 passageiros, e ter 25 passageiros a bordo aumenta o alcance do híbrido para 497 milhas (aprox. 800 km).
- O interior também possui uma cozinha, um banheiro e grandes compartimentos superiores para garantir uma experiência confortável durante o voo.
Heart tem um cronograma bastante agressivo, mas está fazendo progressos sólidos. A empresa abriu um novo centro de pesquisa e desenvolvimento nos Estados Unidos em maio para acelerar o desenvolvimento do ES-30.
A equipe planeja testar o sistema de propulsão em um demonstrador em escala real e apresentar um voo totalmente elétrico em 2025. Em seguida, buscará a certificação de tipo em 2028.
A Heart Aerospace garantiu 250 pedidos do ES-30, com direitos de compra para outros 120 aviões. Também recebeu cartas de intenções para mais 191 aeronaves.
Por Leandro Costa Criscuolo do Olhar Digital