Aeronaves da Azul e Air France evitaram colisão em Guarulhos durante taxiamento. Áudio captura tensão e acionamento de equipes de solo

(Imagem: Ronen Fefer / Shutterstock.com)

Dois aviões, um da Azul e outro da Air France, ficaram perigosamente próximos na noite desta quarta-feira (6) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O incidente ocorreu durante o taxiamento (deslocamento das aeronaves em solo) e foi registrado em vídeo pelo canal no YouTube SBGR LIVE, que transmite decolagens ao vivo do aeroporto.

Segundo a gravação, por volta das 19h30, o piloto da Azul alertou a tripulação do voo da Air France sobre a proximidade das aeronaves. No áudio, é possível ouvir a frase “Air France, stop” (“Air France, pare”, em tradução livre). O diálogo também mostra que, após o aviso, o controlador de tráfego aéreo questionou se havia espaço para a Air France passar à frente, recebendo como resposta: “Negativo, senhor, a asa está aqui em cima da cabine”.

O vídeo abaixo começa em 9:01:46, logo antes do momento da interação:

Imagens mostram momento de tensão

O vídeo mostra que a distância entre os aviões era tão pequena que equipes de solo precisaram ser acionadas para avaliar a situação. Conforme registrado na transmissão, um funcionário informou ao piloto da Azul que seria necessário rebocar a aeronave com um trator. O comandante respondeu: “Afirmativo. O que vão instruir esse moço aí com essa loucura toda? Eu vou entrar em contato com a empresa”.

Após o reposicionamento, o voo AD4547, com destino a Confins, foi reabastecido e decolou normalmente. Em nota ao g1, a Azul afirmou que não houve danos ou avarias e reforçou que a operação seguiu com total segurança.

azul
A Azul confirmou que não houve danos a sua aeronave (Imagem: Joao Fachetti / Shutterstock.com)

Versão da Air France

  • Air France confirmou que o voo AF459, com destino a Paris, precisou interromper o taxiamento devido à proximidade com outra aeronave.
  • Segundo a companhia, uma ação coordenada entre as tripulações, o controle de tráfego aéreo e os serviços de solo permitiu o recuo da Azul, possibilitando a retomada da manobra e a decolagem.
  • A empresa destacou que a segurança é prioridade absoluta e que todos os procedimentos foram seguidos.
aeroporto de guarulhos
Incidente ocorreu no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (Imagem: ESB Professional / Shutterstock.com)

Posicionamento da NAV Brasil

NAV Brasil, responsável pelo controle de tráfego aéreo, informou que a ocorrência aconteceu durante o taxiamento, quando as velocidades são baixas, e não afetou as operações do aeroporto. Após o alerta do piloto da Azul, ambas as aeronaves interromperam o deslocamento para verificação.

Segundo a estatal, equipes da GRU Airport foram acionadas para analisar o posicionamento dos aviões. A aeronave da Azul foi rebocada de volta ao pátio para reabastecimento, enquanto a da Air France seguiu normalmente para a decolagem.

A NAV afirmou ainda que uma apuração interna foi iniciada e reforçou seu compromisso com a transparência e a segurança operacional em todos os aeroportos do país.

Fonte: Olhar Digital

Compartilhar matéria no
Aviões da Air France e Azul quase colidem em Guarulhos; ouça o áudio