(Foto: Volkswagen | Divulgação)

Finalmente, a família do Volkswagen Golf está completa. Após conhecermos as versões GTI e Clubsport, chegou a vez do Golf R passar por uma reestilização. E não é só isso: o hot hatch, assim como seus “irmãos”, também recebeu melhorias mecânicas para aumentar sua potência, além de contar com tecnologia integrada ao ChatGPT.

Disponível nas carrocerias hatch e perua (Variant), o Golf R passou por atualizações em seu motor 2.0 turbo, resultando em um aumento de 13 cv em relação ao modelo anterior. Agora, o motor de quatro cilindros entrega 333 cv e 42,8 kgfm de torque, empatando com o Golf R 333, edição limitada lançada no ano passado.

A transmissão é de dupla embreagem com sete marchas, e o sistema de tração integral 4Motion conta com tecnologia de vetorização de torque. Com esse conjunto, o novo Golf R acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos na versão hatch e em 4,8 segundos na versão perua. Ambas atingem a velocidade máxima de 250 km/h, mas com o pacote Performance, essa marca sobe para 270 km/h.

Esse pacote Performance não apenas libera mais velocidade, mas também adiciona os modos de condução “Special” e “Drift” aos já existentes: “Comfort”, “Sport”, “Race”, “Individual”, “Eco” e “R”.

Pela primeira vez, o esportivo traz o sistema de controle de suspensão adaptativa DCC. A direção e a suspensão também foram atualizadas, melhorando a coordenação das funções mecânicas relacionadas à tração integral, ao bloqueio eletrônico do diferencial e aos componentes de dinâmica lateral dos amortecedores DCC.

Na cabine, há diversas novidades mecânicas, sendo a principal delas a integração do assistente de voz com o ChatGPT. Essa nova tecnologia está presente nos novos lançamentos da Volkswagen e permite uma interação mais ampla do motorista com o sistema do carro.

A multimídia também é nova, com uma tela de 12,9 polegadas. Os menus foram totalmente revisados em relação ao modelo anterior, facilitando a navegação entre as telas, graças ao novo sistema operacional da VW. O quadro de instrumentos digital possui 10,2 polegadas e, com o pacote Performance, ganha um medidor de força G e um cronômetro de voltas por GPS.

Esteticamente, o Golf R recebe alguns detalhes para se diferenciar do restante da linha, embora o visual geral seja semelhante ao facelift da atual geração. Na dianteira, destacam-se as novas entradas de ar laterais, os faróis de LED plus e o logo iluminado.

Na traseira, as mudanças incluem luzes de LED com novo desenho interno e gráficos de boas-vindas personalizáveis. Quem optar pelo pacote Performance ainda receberá um spoiler de teto.

As rodas padrão têm 18 ou 19 polegadas, mas há a opção de escolher as esportivas de liga leve forjadas Warmenau de 19 polegadas, que pesam apenas 8 kg cada. Seu design funcional contribui para o resfriamento dos freios.

Para um visual mais exclusivo, a Volkswagen oferece o pacote estético Black Edition, que, como o nome sugere, altera diversos detalhes para preto, incluindo faróis escurecidos, rodas, ponteira de escape e pinças de freio.

O Golf R já estreou na Europa e chegará aos Estados Unidos no próximo ano. No Brasil, a Volkswagen está estudando o retorno do hatch, mas ainda não há confirmação. As versões mais esportivas são as mais cotadas, especialmente para competir com os hot hatches japoneses Toyota GR Corolla e Honda Civic Type R.

Por Terra Brasil Notícias

Compartilhar matéria no
Carro com ChatGPT? Volkswagen Golf R ganha mais potência e revela integração com nova tecnologia; veja como funciona