Um caminhão elétrico de 40 toneladas recebeu carga suficiente em 30 minutos para quase 400 quilômetros de transporte
A empresa MAN Truck & Bus demonstrou uma tecnologia de carregamento desenvolvida pela Universidade Técnica de Munique que produziu mais de 1.000 quilowatts. Um caminhão elétrico de 40 toneladas recebeu carga suficiente em 30 minutos para quase 400 quilômetros de transporte.
Cerca de 70-80% da carga na Alemanha é transportada por estrada, sendo a maioria transportada por caminhões a diesel.
Mudar para caminhões elétricos a bateria diminuiria as estimadas 148 milhões de toneladas de CO₂ expelidas pela indústria a cada ano, mas as operadoras obviamente não querem que os caminhões elétricos fiquem parados por longos períodos carregando.
Em março, a MAN conectou um de seus caminhões elétricos ao primeiro protótipo de um sistema de carregamento de megawatts desenvolvido pela ABB E-mobility. O sistema tem o potencial de aumentar a capacidade de carregamento de até 3,75 megawatts a 3.000 amperes, mas foi inicialmente demonstrado em 700 kW a 1.000 amperes no centro de desenvolvimento da MAN em Munique.
Carregamento pode fazer caminhão elétrico rodar por até 5 horas
O protótipo desenvolvido pela TUM e parceiros como parte do projeto de pesquisa NEFTON conseguiu ultrapassar a marca dos megawatts para 1.025,5 kW a 1.488 amperes para adicionar cerca de 400 km de autonomia à bateria do caminhão elétrico em meia hora.
O comunicado de imprensa da TUM observa que esta taxa de cobrança poderia fornecer energia suficiente “para 4,5 horas de operação dentro do período de descanso regulatório”.
O projeto de investigação determinou que será necessário instalar um ponto de carregamento de megawatts a cada 50 km ao longo das principais rotas em toda a Europa, a fim de apoiar a mudança para o transporte de mercadorias de longa distância por caminhões elétricos.
A MAN observa que as estimativas da indústria mostram que serão necessárias cerca de 50 mil estações de carregamento de alto desempenho e megawatts na Europa para cumprir as metas para 2030 estabelecidas no Acordo Climático de Paris.
A implementação da cobrança de megawatts na Alemanha será iniciada pelo governo, com o Ministro de Estado, Hubert Aiwanger, afirmando que a cobrança de megawatts está sendo levada “em consideração em nosso atual programa de financiamento”.
“Vamos financiar 86 pontos de carregamento para o transporte rodoviário de mercadorias; o próximo pedido de financiamento deverá começar no final do outono”, completou o Ministro.
Por Leandro Costa Criscuolo do Olhar Digital