
Foto: Divulgação/Stellantis
A Stellantis, líder do mercado automotivo nacional e dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, inaugurou em Osasco (SP) o Circular Autopeças, primeiro centro de desmontagem de veículos de uma montadora na América do Sul. O espaço receberá carros de teste da própria empresa e unidades compradas em leilões de seguradoras, desmontando-os para revenda de componentes usados.
👉Funcionamento
Após diagnóstico e descontaminação, os veículos passam por três boxes de desmontagem. As peças são avaliadas de 0 a 9: as de 0 a 4 são descartadas, enquanto as acima de 5 seguem para venda. Itens de segurança não podem ser reaproveitados. Motores, por exemplo, podem ser revendidos inteiros ou em partes.
As peças serão oferecidas em loja física, no próprio galpão, além de canais digitais como site próprio, Mercado Livre e WhatsApp. Atualmente o estoque conta com 2,4 mil peças, com meta de chegar a 10 mil. Entre os itens disponíveis estão faróis, lanternas, rodas, módulos eletrônicos, radiadores e turbinas.
👉Impacto e investimentos
Foram investidos R$ 13 milhões no projeto, parte do aporte de R$ 32 bilhões da Stellantis no Brasil. A estrutura tem capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano e empregar 150 pessoas até 2027.
A iniciativa busca dar destinação adequada aos veículos fora de uso. Hoje, apenas 1,5% dos 2 milhões de automóveis que chegam ao fim da vida útil no Brasil têm suas peças reaproveitadas. Segundo a Stellantis, cada peça reciclada pode reduzir em até 50% as emissões de CO₂ em relação a uma nova.
👉Diferencial competitivo
Este é o segundo centro global do grupo (o primeiro fica em Turim, Itália) e coloca a Stellantis à frente em economia circular no setor. Além de reduzir impactos ambientais, também oferece peças mais acessíveis ao consumidor: componentes com nota 9 chegam a custar metade do valor de um novo.
Fonte: autoesporte
Fonte: Diário Do Brasil