A sustentabilidade se consolidou como um dos pontos centrais das discussões corporativas em diversos setores, especialmente na logística. Com o aumento das preocupações ambientais, o debate sobre o consumo de combustíveis com menos impacto ao meio ambiente ganha força diariamente.
Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte, 82,5% das empresas nacionais da área passaram a monitorar seus indicadores de desempenho relacionados à gestão ambiental. Diante desse cenário, uma pergunta passou a ser frequente entre os tomadores de decisão: por que os caminhões elétricos ainda não são a maioria no transporte de carga pelo Brasil?
Desafios da adaptação para caminhões elétricos na logística
Substituir o tradicional combustível fóssil pelo abastecimento elétrico parece um passo importante, no entanto, a realidade é bem mais complexa no Brasil.
Um dos primeiros aspectos a considerar é a dimensão continental e a irregularidade do terreno. Viagens de longas distâncias, como a de Porto Alegre a São Paulo, que exige mais de 1.000 km rodados, complicam a adoção massiva de caminhões elétricos devido à autonomia limitada desses veículos, geralmente de 400 km.
Por que os caminhões elétricos ainda enfrentam desafios no Brasil?
Além da questão da autonomia, o alto custo dos caminhões elétricos é outro obstáculo significativo. Em média, um modelo elétrico tende a custar até três vezes mais do que os tradicionais à combustão, sem contar a desvalorização acelerada desses veículos devido às rápidas evoluções tecnológicas.
A infraestrutura de abastecimento também apresenta desafios. Embora seja possível recarregar veículos elétricos em tomadas tradicionais, a ausência de carregadores rápidos resulta em paradas mais longas, tornando inviável a operação em larga escala na logística de carga.
O futuro dos caminhões elétricos na logística brasileira
Mesmo com esses desafios, é importante ressaltar que o uso de caminhões elétricos na logística é viável em determinadas situações. A logística last mile, por exemplo, que envolve entregas em trajetos menores e com cargas mais leves, pode se beneficiar significativamente desses veículos, uma vez que a baixa autonomia e a infraestrutura limitada não são impedimentos críticos nesse contexto.
À medida que avançamos tecnologicamente, o horizonte para a adoção de caminhões elétricos na logística tende a se expandir. Com a chegada de baterias mais robustas e de longa duração, além da redução dos custos, a tecnologia deverá se tornar cada vez mais acessível para empresas e transportadoras, permitindo uma logística mais eficiente e sustentável.
Como a tecnologia pode transformar a sustentabilidade na logística?
Para que essa transformação ocorra, é fundamental que haja investimentos contínuos em inovação. Com o desenvolvimento de baterias mais eficientes e a ampliação da infraestrutura de abastecimento, os caminhões elétricos poderão se tornar uma solução viável para diversas operações logísticas, mesmo em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Além disso, políticas governamentais que incentivem a adoção de tecnologias sustentáveis serão cruciais. Subsídios, benefícios fiscais e investimentos em infraestrutura são algumas das medidas que podem facilitar essa transição.
Embora os caminhões elétricos ainda enfrentem desafios significativos para serem adotados em larga escala na logística brasileira, o futuro parece promissor. Com avanços tecnológicos e investimentos adequados, esses veículos podem se tornar uma peça chave na construção de uma logística mais sustentável e eficiente.
O meio ambiente agradece esses esforços e os benefícios são sentidos não apenas pelas empresas, mas por toda a sociedade. A sustentabilidade na logística é um caminho sem volta, e os caminhões elétricos têm o potencial de liderar essa transformação rumo a um futuro mais verde e responsável.
Revista D Marília / Fonte: Terra Brasil Notícias