A casa de leilões Sotheby’s, em Nova Iorque, anunciou, nesta quarta-feira (18), a venda da tábua de mármore considerada a mais antiga do mundo gravada com os Dez Mandamentos. Ela foi arrematada por mais de 5 milhões de dólares (R$ 30,8 milhões), apesar das dúvidas sobre sua autenticidade.
A peça que possui 52kg teria sido esculpida entre os anos 300 e 800 d.C. e descoberta no ano em 1913, durante escavações para construir uma ferrovia onde hoje fica o território de Israel.
De acordo com Sharon Liberman Mintz, especialistas em textos judaicos da casa de leilões, a pessoa que encontrou a tábua não percebeu sua importância e a levou para casa a fim de usá-la como pavimento.
– Ela ficou lá por cerca de trinta anos, até que um arqueólogo residente em Israel, o doutor Jacob Kaplan, reconheceu sua importância e a comprou – acrescentou.
A tábua foi levada para o Museu da Torá de Brooklyn e posteriormente vendida para um colecionador privado antes de ser leiloada pela Sotheby’s.
– Não existe nenhuma outra pedra desse tipo em mãos privadas. Todas as outras peças são pequenos fragmentos – declarou Sharon Mintz à AFP.
Diretor de pesquisa do Penn Cultural Heritage Center da Filadélfia, Brian Daniels pediu cautela, destacando a dificuldade de reconhecer a autenticidade da peça. Ele alertou que grande parte dos objetos encontrados são falsificados. O especialista, contudo, reconheceu que a tábua em questão pode mesmo ser autêntica.
Fonte: Pleno News
Fonte Diário Brasil