Como incentivo aos residentes para atuarem no enfrentamento à COVID-19, o Ministério da Saúde está pagando uma bonificação de R$ 667, dentro da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Residentes na Área de Saúde”, promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS).
A bonificação será concedida aos 55.618 residentes cujos dados de atividade foram informados pelos programas e estão ativos. O Banco do Brasil é o agente pagador das bonificações aos profissionais de saúde.
Conforme Portaria nº 580, de 27 de março de 2020, o valor será pago, a título de bonificação, aos residentes que estejam cursando programas de residência médica e residência em área profissional da saúde, pelo prazo de seis meses.
Do total de 55.618 residentes, o Ministério da Saúde financia 22.266 bolsas de residência (13.489 bolsas de residência médica e 8.777 bolsas de residência em área profissional da saúde).
As outras 33.352 bolsas são financiadas por outros órgãos ou entidades públicas federais, estaduais, distritais ou municipais, ou ainda por entidades sem fins lucrativos. É importante destacar que o Ministério da Saúde pagará a bonificação para todos os residentes.