
O Carnaval é uma das datas mais movimentadas para o varejo. Para se ter uma ideia, somente no ano de 2024, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o período movimentou mais de R$9 bilhões na economia brasileira. Para a edição deste ano, que deve acontecer entre os dias 1 e 4 de março, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, (Abrasel), o setor de bares e restaurantes deve ter um lucro 20% maior do que no ano passado.

Porém, quando se trata de proteção de dados, é necessário um cuidado redobrado em períodos de festividade. Seja pelos dias de folga nas empresas e um menor fluxo de pessoas, ou mesmo roubo de celulares e golpes digitais durante a folia, os prejuízos são grandes para as vítimas.
De acordo com Ricardo Maravalhas, CEO e fundador da DPOnet, empresa que tem como missão democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tanto as pessoas como as empresas devem tomar cuidados de forma antecipada.
“Infelizmente, com a evolução da tecnologia, os golpistas também evoluem nas estratégias. Em épocas festivas, como o Carnaval, historicamente temos um aumento dos roubos e golpes digitais, por isso é fundamental que todos tomem medidas para resguardar as informações pessoais. A LGPD não se trata apenas de uma obrigação legal para as empresas, mas sim uma forma de garantir a segurança e confiança do público, que acaba também sendo vulnerável”, afirma o CEO.

Para contextualizar o assunto, Ricardo lista sete dicas para as pessoas evitarem golpes no Carnaval:
- Evite compartilhar informações pessoais nas redes sociais: Seja nos bloquinhos de rua ou desfiles no Sambódromo, as pessoas costumam compartilhar fotos nas redes sociais com a localização. Evite postar dados pessoais sensíveis, como documentos, número de telefone e localização em tempo real. Isso pode atrair e facilitar o trabalho de criminosos.
- Cuidado com redes de Wi-fi públicas: As redes de wi-fi públicas estão mais vulneráveis a ataques que ocasionam roubo de dados, como senhas, e números de cartão de crédito e débito. Prefira utilizar a sua conexão móvel.
- Monitore suas senhas: Antes de sair de casa, verifique se todas as suas senhas são seguras e de difícil adivinhação, com combinações de letras, números e caracteres especiais.
- Verifique a segurança dos seus dispositivos: Veja se o antivírus e o sistema operacional estão atualizados, certifique-se se estão protegidos com senhas, biometrias ou outras formas de bloqueio, porque caso o seu aparelho seja roubado, isso pode impedir o acesso a dados pessoais.
- Desative o pagamento por aproximação: Seja em carteiras digitais ou cartões físicos, desative o pagamento por aproximação. Embora seja prático, infelizmente golpistas utilizam de aparelhos para roubar dados. Para evitar problemas, desative.
- Cuidado com as maquininhas: Não aceite fazer pagamentos em maquininhas quebradas e sempre verifique o valor que está sendo cobrado. Se possível, leve dinheiro em espécie.
- Tenha o IMEI em mãos: Guarde o número de seu IMEI (International Mobile Equipment Identity), que é como se fosse um RG, sendo único para cada aparelho. Ele pode ser encontrado na nota fiscal ou mesmo pela central *#06#. No caso de roubo ou furto, ele deve ser informado no Boletim de Ocorrência.
Sobre a DPOnet
Pioneira como a primeira plataforma privacy nacional de adequação à LGPD com inteligência artificial, a DPOnet tem como missão democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade. Através de uma plataforma SaaS completa de Gestão de Privacidade, Segurança e Governança de Dados, a DPOnet oferece um serviço de DPO embarcado, atendimento aos titulares e utiliza o conceito inovador de Business Process Outsourcing (BPO).
Fundada em 2020 por Ricardo Maravalhas e Marcelo Martins, a plataforma já deixou sua marca positiva em mais de 4.000 empresas, certificando e treinando mais de 30 mil usuários com nossa metodologia pioneira. A DPOnet está na vanguarda da conformidade com a LGPD, impulsionada pela inteligência artificial.
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