
Elcio Branco Filho/Reprodução/NSC
O inverno de 2025 começou com força total no Brasil. Nessa terça-feira (24/6), a cidade de Urupema, na Serra Catarinense, registrou a sensação térmica mais baixa do ano até agora: -29°C, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
A temperatura real no momento da medição, feita às 4h da madrugada, era de -8°C, mas os ventos fortes intensificaram a sensação de congelamento.
Em 2021, sob a administração do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o município de Urupema, recebeu o título da capital nacional do frio. O ex-mandatário sancionou um projeito de lei à época, consagrando o título à cidade.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, ao menos 30 cidades catarinenses tiveram temperaturas negativas. No extremo sul do estado, o alerta emitido pelo Inmet é laranja, indicando perigo real à saúde por conta da onda de frio.
Fonte: Metrópoles
Fonte Diário Brasil